MCT discute medidas para reduzir evasão nos cursos de engenharia

Representantes do Programa Inova Engenharia apresentaram os dados, em Brasília (DF)

Todos os anos, cerca de 320 mil estudantes se matriculam em cursos de engenharias no país. Mas, desse total, 34 mil, ou seja, pouco mais de 10% chegam ao final da graduação. Os números da evasão foram apresentados ontem (1), no Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por integrantes do Comitê Gestor do Programa Inova Engenharia.

A evasão, de acordo com os dados, é ainda maior quando se observa que de todos os estudantes matriculados e que terminam a graduação, apenas 5,6 mil concluem o mestrado ou doutorado.

Para o secretário-executivo do MCT, Luis Antonio Elias Rodrigues, a elevada taxa de evasão nesta área, que é estratégica para o país, preocupa. De acordo com ele, é preciso avaliar as razões para o abandono e encontrar soluções para o problema.

Elias destacou que os dados vão subsidiar as propostas que serão apresentadas pelo ministro Sergio Rezende, no Congresso Mundial de Engenharia (WEC - World Engineers Convention), que ocorre em Brasília (DF), de 2 a 6 de dezembro próximo. Ele lembrou ainda que é preciso aproximar o aprendizado nas Universidades da realidade do mercado de trabalho, desde o início da graduação, preservando, ao mesmo tempo, o caráter científico destes cursos.

Os representantes do Programa Inova Engenharia e do MCT voltam a se reunir no próximo dia 25 para analisar as propostas para reduzir a evasão e outras medidas de fortalecimento no ensino de graduação e pós-graduação de engenharias.

Participaram do encontro, representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge), Capes, Finep, além do secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec) do MCT, Guilherme Henrique Pereira, e o chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais (Assim/MCT), José Monserrat Filho.

(Assessoria de Comunicação do MCT)

Data: 02/09/2008