Centro de Educação e Saúde da UFCG comemora dois anos de criação

O campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em Cuité completou na segunda-feira, 1º de setembro, seu segundo ano de existência. Em dois anos de atividades a comunidade daquele centro tem muito o que comemorar. Um exemplo claro disto é o alcance da meta prevista no Projeto Acadêmico do campus, que foi atingir a oferta de mil novas vagas de um total de 2 mil previstas para serem disponibilizadas em até 4 anos. O campus é fruto da primeira fase do Plano de Expansão Institucional da UFCG e atende as regiões do Curimataú e Seridó paraibanos e ainda o Trairí, no Rio Grande do Norte.

Segundo o Projeto Acadêmico de criação do campus Cuité, que foi aprovado por unanimidade no Colegiado Pleno do Conselho Universitário da UFCG, o objetivo é “ampliar e democratizar o acesso da população aos produtos e processos da Instituição, de maneira a contribuir para a consecução das metas consignadas no Plano Nacional de Educação”, ou seja, atingir até 2010 a cifra de 30% dos jovens de 18 a 24 anos matriculados no ensino superior.

Recentemente o campus Cuité teve seu projeto arquitetônico escolhido como referência para a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instalar mais um de seus campi. “Isso é o reconhecimento do trabalho que vem sendo levado a efeito pelos profissionais da Instituição empenhados na construção de uma universidade que vem estendendo suas fronteiras”, disse Márcio Caniello, diretor do Centro de Educação e Saúde (CES).

Ele informou que só em 2007 foram inauguradas oito edificações, totalizando 3.826 m² de área construída, sendo uma Central de Aulas, o Ambiente dos Professores, a Biblioteca, o Centro de Convivência, a Prefeitura do Campus, a Garagem, o Almoxarifado e o Pórtico de Entrada. Todas essas obras foram executadas conforme os projetos executivos anexados ao Plano de Trabalho para criação do campus.

Acompanhando esse ritmo, também foram concluídas várias obras de infra-estrutura, como a construção da cabine da subestação elétrica e de duas cabines para os quadros gerais de baixa tensão, além da instalação do sistema de segurança eletrônica e da conclusão das redes de hidráulica, alimentação de alta tensão e das redes subterrâneas de distribuição elétrica de baixa tensão e de fibra ótica.

Outro item a se destacar é o projeto de urbanização e paisagismo de toda área do Campus, totalizando, ao final de 2007, 15.136 m² de área urbanizada, onde 5.350 m² foram de pavimentação em paralelepípedo das vias e estacionamentos, 5.800 m² de taludes, jardins e gramados, 3.986 m² de passarelas, calçadas e praças pavimentadas em paver. Ainda complementado o projeto paisagístico foram plantadas cerca de 750 mudas de plantas diversas, entre árvores, arbustos e bordaduras.

Ainda estão sendo construídos cinco novos edifícios, totalizando 4.713 m² de obras: a segunda Central de Aulas (em processo de conclusão), a Central de Laboratórios da Unidade Acadêmica de Educação, a Central de Laboratórios da Unidade Acadêmica de Saúde, a Residência Universitária e o Bloco da Administração Central que terá entre outros ambientes um auditório para 170 pessoas.

Equipamentos

Para um melhor desempenho das atividades do CES, foram empenhados também, durante o ano de 2007, recursos para a aquisição de equipamentos para as duas centrais de laboratórios de ensino, equipamentos de processamento de dados, mobiliário para a Biblioteca, materiais didáticos para sala de aula como datashows e telões elétricos, além da compra de dois veículos.

Ensino, Pesquisa e Extensão

Nos últimos vestibulares inscreveram-se um total de 3 mil 377 candidatos e lograram aprovação 761, 70% deles oriundos do ensino médio público e 80% pertencentes a famílias com uma renda mensal de até três salários mínimos. Em função deste perfil econômico - aliás, previsto no Plano de Trabalho - R$ 146.760,00 foram investidos em bolsas de estudo, atingindo, ao final de 2007, 136 bolsistas de manutenção e 10 bolsistas de extensão. Além destas bolsas financiadas com recursos orçamentários do CES, no segundo semestre de 2007, havia sete bolsistas de Iniciação Científica e dois bolsistas do PROBEX/UFCG, totalizando um contingente de 155 bolsistas, 43% do universo de 359 estudantes matriculados.

Em relação à pesquisa, verifica-se que os 29 docentes do CES participam de 13 Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq, seja como líderes, seja como membros. A produção docente é boa, (Índice médio de 0,95, o que corresponde ao Conceito 3 da CAPES), considerando-se que a maioria do corpo docente é constituída de jovens doutores e que o curso de Matemática tem apenas um doutor e 8 mestres.

No que tange à extensão, elemento dinamizador fundamental da relação entre a universidade e a comunidade e fator de uma maior socialização dos seus “produtos e processos”, muito foi feito em 2007. Foram oferecidos seis cursos de extensão abertos à comunidade, entre os quais um curso de inglês para três turmas (60 horas cada) e um curso de informática básica com software livre (50 horas). Além disso, foram organizados quatro eventos, entre os quais o I Festival de Inverno, no qual foram promovidos 17 mini-cursos, sendo 6 acadêmicos e 11 gerais, mobilizando 17 monitores e 543 alunos.

(Rosenato Barreto, Assessoria de Imprensa da SPE/UFCG)

Data: 02/09/2008