Concursos sobre direitos humanos, educação e saúde distribuem dinheiro e oferecem viagens

Professores, estudantes, escolas e universidades podem participar, nos meses de setembro e outubro, de quatro prêmios onde o tema central é o despertar e a valorização do conhecimento e da cidadania

Direitos Humanos, educação, saúde, integração regional, história e geografia são as áreas objeto dos concursos, que vão distribuir prêmios em dinheiro, equipamentos, materiais informativos e promover viagens.

Caminhos do Mercosul

A sexta edição do concurso histórico-literário Caminhos do Mercosul é dirigida a estudantes do ensino médio, de escolas públicas e privadas, nascidos nos anos de 1991 e 1992, nos seis países que integram o bloco: Argentina, Brasil, Chile, Bolívia, Uruguai e Paraguai.

A edição 2008 do concurso é promovida pela Bolívia e o prêmio é uma viagem de 13 dias àquele país para conhecer belezas naturais como o Lago Titicaca e salinas, e cidades históricas, entre elas, La Paz, que é capital, Sucre e Potosí. O concurso selecionará seis estudantes de cada país do Mercosul.

O tema do concurso é Lagos, Salares (campos de sal) e Culturas da Rota do Sol. As inscrições em cada estado da Federação e no Distrito Federal podem ser feitas até 10 de setembro. Mais informações: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/foldercaminhos.pdf

Prêmio Escola

Escolas e estudantes do ensino fundamental, médio e da educação de jovens e adultos podem participar da sétima edição do Prêmio Escola - incentivo à prevenção das DST/Aids e ao uso de drogas. Para concorrer é preciso escrever uma história em quadrinhos sobre um destes temas: doenças sexualmente transmissíveis (DST), Aids, gravidez juvenil e uso de drogas.

O Programa Saúde e Prevenção nas Escolas, dos ministérios da Educação e da Saúde, leva essa temática para debate nas salas de aula da educação básica. As inscrições devem ser feitas nas escolas até 26 de setembro. O prêmio é coordenado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em parceria com os ministérios da Educaçãoe da Saúde e entidades internacionais.

A escola, o professor e o autor da história em quadrinhos receberão prêmios em materiais informativos e educativos, diploma e uma viagem cultural. A entrega dos prêmios está prevista para 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids. Mais informações: http://www.unesco.org.br/areas/educacao/premioescola2008/mostra_padrao

Prêmio Direitos Humanos

Secretarias municipais e estaduais de educação, escolas e universidades podem concorrer ao Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, que vai distribuir R$ 100 mil. As inscrições estão abertas até 6 de outubro.

O prêmio se divide em quatro categorias: as secretarias estaduais e municipais de educação podem apresentar trabalhos sobre a inclusão dos direitos humanos nos currículos da educação básica; as escolas públicas e privadas podem inscrever experiências de incorporação da educação em direitos humanos nos seus projetos político-pedagógicos; as instituições de ensino superior, públicas e privadas, entram em duas categorias: podem relatar experiências universitárias que envolvem formação continuada de profissionais ou ações de extensão junto à comunidade. Em cada categoria serão premiados o primeiro lugar (R$ 15 mil) e o segundo (R$ 5 mil), mais diplomas e troféus. No caso das escolas, o prêmio tem uma particularidade: as escolas públicas concorrem entre si para o primeiro e o segundo lugares, e as particulares competem entre si pelos mesmos valores.

O regulamento está em: http://www.educacaoemdireitoshumanos.org.br/site/index.php

Prêmio Professores do Brasil

A terceira edição do Prêmio Professores do Brasil valoriza práticas pedagógicas desenvolvidas por professores de escolas públicas de todas as etapas da educação básica, considerando as diretrizes do Compromisso Todos pela Educação.

Serão premiadas quatro categorias: educação infantil, séries/anos iniciais do ensino fundamental, séries/anos finais do ensino fundamental e ensino médio. As inscrições podem ser feitas até 24 de outubro. Os autores das experiências selecionadas receberão R$ 5 mil, troféus e certificados; e as escolas onde foram desenvolvidas as experiências receberão equipamentos audiovisuais ou multimídia no valor de até R$ 2 mil.

O concurso é promovido pelo Ministério da Educação em parceria com as fundações Bunge e Orsa, institutos Pró-Livro e Votorantim, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e as organizações das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e dos Estados Ibero-Americanos (OEI).

O regulamento pode ser lido em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/reg_premio.pdf

(Assessoria de Comunicação do MEC)

Data: 01/09/2008