Enade 2008: inscrições terminam domingo

Encerra-se às 23h59 do dia 31 de agosto, domingo, o prazo para que as instituições de ensino superior informem ao Ministério da Educação os nomes dos alunos ingressantes e concluintes dos cursos superiores que serão avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2008. As inscrições devem ser feitas pelos coordenadores de curso na página eletrônica do Inep.

A prova do Enade deste ano será realizada no dia 9 de novembro, às 13 h (horário de Brasília). Até as 16h30 desta quinta-feira, 28, haviam sido inscritos 525 mil alunos.

Considera-se ingressante o estudante que até o dia 1º de agosto concluiu entre 7% e 22% da carga horária do curso; e concluinte o aluno que até essa mesma data concluiu pelo menos 80% da grade curricular mínima do curso ou aqueles que têm condições acadêmicas de conclusão do curso durante o ano letivo de 2008.

As instituições devem inscrever todos os seus alunos que estejam em uma dessas condições para que o Inep selecione, dentro de critérios amostrais, aqueles que efetivamente serão submetidos ao exame. A lista dos selecionados será divulgada até o dia 26 de setembro. Os alunos selecionados pelo Inep para realizar o Enade deverão comparecer ao local de prova, caso contrário não concluirão o curso de graduação, pois o Enade é componente curricular obrigatório.

Já os estudantes que não foram selecionados na amostra poderão participar do exame como voluntários. As instituições devem informar a opção dos estudantes até o dia 3 de outubro.

Este ano serão avaliadas as áreas de arquitetura e urbanismo, biologia, ciências sociais, computação, engenharia, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, pedagogia e química.

Também serão avaliados os cursos superiores de tecnologia em: construção de edifícios, alimentos, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental.

(Assessoria de Imprensa do Inep)

Data: 29/08/2008