MCT destaca avanços no setor de tecnologia da informação

Entre as medidas tomadas, adoção de internet de banda larga em escolas estaduais e municipais

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, disse ontem (27) que as políticas públicas do Governo Federal para o setor de tecnologia da informação e comunicação tem resultado na inclusão digital e social.

"O programa que leva banda larga de Internet às escolas estaduais e municipais é um bom exemplo. Até 2010, serão 100 mil estabelecimentos de ensino equipadas com esse tipo de tecnologia", afirmou na abertura do Congresso Internacional Sociedade e Governo Eletrônico (Consegi 2008), realizado em Brasília (DF).

O ministro também citou os investimentos que estão sendo realizados pelo Governo no setor de semicondutores. A principal ação nessa área é a estruturação do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec S/A), empresa pública vinculada ao MCT, que será inaugurada ainda este ano. "Na década de 1990, muitos diziam que o Brasil havia perdido o bonde dos semicondutores. Provamos que isso não correspondia com a verdade", ressaltou.

Rezende lembrou ainda que o setor de tecnologia da informação teve garantida a reserva do mercado brasileiro por mais de duas décadas, e que apesar de apresentar resultados concretos, como a automação bancária, esse modelo se mostrou frágil. "A reserva privilegiava a fabricação de equipamentos e desenvolvimento de software. Porém, nos anos 90, quando o mercado foi aberto, a grande maioria das empresas quebrou e ficamos estagnados. Hoje essa realidade mudou", disse.

O ministro ressaltou que o momento é propício ao debate sobre a atual política de tecnologias da informação e comunicação. "Depois de algum tempo implementando ações de políticas públicas para o setor, está na hora da sociedade discutir o tema. A tecnologia da informação é elemento transformador da realidade social", destacou.

Consegi 2008

O Congresso Internacional Sociedade e Governo Eletrônico (Consegi 2008) visa a proporcionar o debate entre representantes da Administração Pública e da sociedade civil organizada, contribuindo com o aprimoramento das políticas públicas de tecnologia da informação e comunicação.

Além disso, pretende dar visibilidade ao conjunto de projetos e iniciativas para o setor que objetivam a melhoria dos serviços prestados ao cidadão, a ampliação do acesso a serviços, a melhoria da gestão interna e a transparência e controle social sobre as ações de governo.

Com o patrocínio do MCT, os participantes do Congresso debatem, até sexta-feira (29), temas relacionados à política de tecnologia da informação e comunicação, como a adoção e o estímulo ao uso e difusão de software livre para a apropriação do conhecimento e da tecnologia.

O evento é promovido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), em parceria com a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), e conta com mais de 1.700 inscritos, entre representantes das três esferas de governo (municipal, estadual e federal), comunidade acadêmica, profissionais de informática e representantes da sociedade civil organizada.

"Cada vez mais os sistemas de informação são cruciais para viabilizar o pleno funcionamento do Estado, o que impõe a necessidade de uma permanente interação entre os diferentes sistemas de informação governamentais para a melhoria do atendimento à população e para a eficiência da gestão pública", ressaltou o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SLTI/MPOG), Rogério Santanna.

(Assessoria de Comunicação do MCT)

Data: 28/08/2008