Definida a programação do II Simpósio Brasileiro de Geofísica Espacial e Aeronomia

Evento acontece de 8 a 11 de setembro na UFCG e na UEPB

Será ministrada pelo diretor da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Ganem, a palestra de abertura do II Simpósio Brasileiro de Geofísica Espacial e Aeronomia (SBGEA 2008), que acontece de 8 a 11 de setembro próximo, em Campina Grande. Promovido pela Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf), o evento é uma realização das universidades Federal de Campina Grande (UFCG) e Estadual da Paraíba (UEPB) e deve reunir cerca de 300 participantes, entre pesquisadores, professores, alunos de pós-graduação e de iniciação científica.

Dentre os palestrantes, figuras de peso da pesquisa espacial nacional e internacional, como Barclay Camesha, Hisao Takahashi e Mangalathayil Abdu, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Jean Pierre Raulin, do Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Damaris Kirsch, do Observatório Espacial Sul, e Sérgio Fontes, do Observatório Nacional.

Além de palestras, a programação inclui ainda a realização de minicursos e sessão de pôsteres. As atividades acontecerão no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, da UFCG, e na Faculdade de Psicologia da UEPB.

“A Geofísica Espacial e a Aeronomia são áreas científicas interdisciplinares que englobam as pesquisas do espaço próximo da Terra, o espaço interplanetário e suas relações entre si e com o espaço exterior”, explica o professor da Unidade Acadêmica de Física da UFCG, Amauri Fragoso, que coordena o evento. Segundo ele, atualmente 13 instituições brasileiras desenvolvem pesquisas na área de Geofísica Espacial e Aeronomia, envolvendo aproximadamente 200 pesquisadores.

Veja aqui a programação.

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG)

Data: 27/08/2008