Implantação de novos cursos superiores deve ser antecipada, diz Lula

Expansão da graduação prevista no Reuni poderá sair em 2010

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pretende antecipar a implantação de cursos superiores, prevista para 2011 e 2012, pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). A afirmação foi feita na quarta-feira, dia 11, na solenidade de inauguração do campus do Cariri da Universidade Federal do Ceará (UFC).

"Os cursos terão de ser inaugurados em 2010. Não vou deixar obras pela metade. Não estamos lidando com ponte e asfalto, e sim com seres humanos", destacou Lula.

O presidente valeu-se da própria experiência de vida para ilustrar a importância da universidade e das escolas técnicas na vida da população nordestina. "Já tive frustrações na vida por não ter acesso à educação. Vocês podem ter muito mais do que eu porque têm a chance de estudar", disse Lula aos jovens presentes ao evento.

Com o Reuni, lembrou o presidente, o número de estudantes nos cursos superiores vai aumentar. "Vamos colocar mais 400 mil jovens na universidade. Estamos levando as instituições para o interior porque a universidade é que deve estar perto do jovem, não o jovem se mudar para as grande cidades", ressaltou.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, destacou o crescimento da educação no Ceará. "A expansão universitária levou campi, também, a Sobral e Quixadá. Mais sete escolas técnicas estão sendo construídas no estado. Só em Juazeiro do Norte haverá três creches, pelo Proinfância (Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos da Rede Escolar Pública de Educação Infantil)", destacou.

Além disso, o estado é um dos mais beneficiados pelo Fundeb (Fundo da Educação Básica) e vai conseguir honrar o piso nacional do magistério."

Lideranças

Para Haddad, a expansão da universidade federal é mérito de uma decisão política, mas as lideranças locais foram imprescindíveis para o processo. O ministro destacou o trabalho do então reitor da UFC Ícaro Moreira, morto este ano, como um papel de destaque na luta pela melhoria da qualidade da educação.

A reitora em exercício, Maria Clarice Gomes, reiterou que a UFC aceitou o desafio da expansão e se incorporou ao esforço do Ministério da Educação. "A Universidade Federal do Ceará, orgulhosamente, hasteia sua bandeira na terra do Cariri. Estamos prontos para continuar avançando", disse.

(Assessoria de Imprensa do MEC)

Data: 21/08/2008