Brasil em alta resolução

Inpe disponibiliza imagens de câmera de alta resolução do programa Cbers. Conteúdo da galeria inclui imagens de todas as capitais brasileiras e áreas da América do Sul

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) disponibilizou na internet uma galeria de imagens em alta resolução do programa Cbers (Satélite Sino-brasileiro de Recursos Terrestres).

O trabalho de geração e tratamento das imagens da galeria foi realizado pela Divisão de Geração de Imagens, da Coordenação Geral de Observação da Terra do Inpe. Os arquivos podem ser utilizados gratuitamente, com menção de crédito para o instituto.

A galeria inclui imagens de todas as capitais brasileiras e de algumas áreas de países da América do Sul.

Também estão disponíveis no site as primeiras imagens produzidas pela HRC - Câmera Pancromática de Alta Resolução, instalada em caráter experimental no Cbers-2B (lançado em setembro de 2007). A HRC produz imagens de uma faixa de 27 quilômetros de largura com resolução espacial de 2,7 metros, em uma região espectral pancromática única.

Desde 2004 está disponível o banco de imagens dos satélites Landsat-1, Landsat-2, Landsat-3, Landsat-5, Landsat-7, Cbers-2 e Cbers-2B. Mas, para visualizar as imagens desse catálogo em resolução plena, é necessário conhecimento e ferramentas de processamento de imagem. Esses arquivos são, portanto, voltados para uso profissional ou acadêmico.

A nova galeria, no entanto, é voltada para meios de comunicação, professores e estudantes de ensino fundamental e médio e as imagens podem ser salvas e utilizadas imediatamente.

Mais informações: http://www3.dgi.inpe.br/pesquisa2007/galeria/linux_E_galeria/galeriaCD.html

(Agência Fapesp, 20/8)

Data: 20/08/2008