Conceito Preliminar de Cursos (CPC) confere mais agilidade à avaliação, diz presidente do Conaes

A avaliação da educação superior no Brasil está em discussão no segundo seminário internacional sobre o tema realizado pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes)

O encontro foi aberto na manhã desta terça-feira, 19, e se encerra na quinta-feira, 21, no Hotel Nacional, em Brasília.

Para o presidente da Conaes, Sérgio Franco, o seminário é importante para aperfeiçoar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que está em fase de implementação.

O Sinaes é formado pela avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. Este último componente já está plenamente implementado, com a realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que ocorreu pela segunda vez em 2007. A primeira foi realizada em 2004.

Em relação à avaliação, Franco afirmou que o Conceito Preliminar de Cursos (CPC) confere mais agilidade ao processo. O indicador combina o Enade, o Índice de Diferença de Desempenho (IDD), que mede o valor agregado entre os alunos ingressantes e concluintes, e a avaliação de três variáveis: infra-estrutura, corpo docente e projeto político-pedagógico das instituições.

"O conceito pode diminuir em até 70% a avaliação in loco dos cursos", explicou. Há 26 mil cursos no país. Segundo Franco, com o instrumento, serão avaliados in loco apenas os que tiverem desempenho inferior a 3 no CPC, numa escala que vai de 1 a 5, ou aqueles que pretendam rever sua nota. Nesses casos, a visita significará nova avaliação e a substituição do conceito.

Com a agilidade do processo de avaliação, a partir da implementação do conceito preliminar de cursos, é possível realizar também a avaliação das instituições de educação superior. A expectativa é que todas sejam aferidas até 2010. "Começando pelas universidades, em 2008", adiantou Franco.

De acordo com o presidente da Conaes, o seminário abre espaço para que o diálogo com entidades ligadas à avaliação e com a comunidade acadêmica ajude a melhorar o processo de avaliação a fim de qualificar as instituições de ensino.

Acompanhe os debates online em: http://portal.mec.gov.br/conaes/index.php?option=com_content&task=view&id=153&Itemid=312&sistemas=1.

(Assessoria de Comunicação do MEC)

Data: 20/08/2008