Ministro contesta alegações de que boicote induziu a notas baixas no Enade

Dados levantados pelo MEC mostram que o boicote ao último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) foi maior entre alunos de instituições públicas, em comparação com os da rede particular

A média de estudantes que entregaram a prova em branco ou com rasuras é de 7,88% nas universidades públicas, enquanto nas particulares o índice foi de 0,76%. Com isso, a média geral do boicote foi de 2,29%.

De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, os dados derrubam a tese de que o boicote foi responsável pelas notas baixas de algumas instituições do setor privado. O argumento foi levantado durante a divulgação das notas do Conceito Preliminar de Cursos, no dia 6. "Cai por terra o argumento de algumas instituições de que o boicote poderia ter afetado o desempenho. Se isso ocorreu, foi em casos absolutamente isolados, os quais, longe se ser regras, são a exceção da exceção", esclareceu Haddad.

O Conceito Preliminar de Cursos é considerado um dos últimos passos para a concretização do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes). Desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o conceito é um novo componente da avaliação das instituições.

O indicador combina o Enade, o Índice de Diferença de Desempenho (IDD), que mede o valor agregado entre os alunos ingressantes e concluintes, e a avaliação de três variáveis: infra-estrutura, corpo docente e projeto político-pedagógico das instituições. "Com esses novos quesitos, foram incorporadas à avaliação sugestões históricas do movimento estudantil", destacou o ministro.

Como a nova avaliação engloba também o corpo de professores e a infra-estrutura, a expectativa é que o boicote diminua. Haddad acredita que essa tendência ainda seja reflexo das avaliações anteriores. "Hoje em dia, estamos interessados em saber como andam as instituições, não os cursos ou os estudantes isoladamente", esclareceu o ministro.

(Assessoria de Comunicação do MEC)

Data: 18/08/2008