II Simpósio Brasileiro de Geofísica Espacial e Aeronomia será realizado em Campina Grande

Evento reunirá cerca de 300 participantes, entre pesquisadores, professores, alunos de pós-graduação e de iniciação científica

De 8 a 11 de setembro próximo, a cidade de Campina Grande sediará o II Simpósio Brasileiro de Geofísica Espacial e Aeronomia (SBGEA 2008), importante fórum científico que, segundo seus organizadores, reunirá cerca de 300 participantes, entre pesquisadores, professores, alunos de pós-graduação e de iniciação científica.

“O objetivo é debater os temas científicos relevantes à área das ciências espaciais e atmosféricas e promover o intercâmbio de informações e idéias entre estudantes, docentes, pesquisadores, técnicos e instituições”, explica o professor da Unidade Acadêmica de Física da UFCG, Amauri Fragoso, que coordena o evento.

“As pesquisas na área de Geofísica Espacial e Aeronomia, ou em outras palavras, Ciências Espaciais, no Brasil, tiveram início na década de 1950. As contribuições do Observatório Nacional e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) foram significantes para o desenvolvimento da área. Hoje, atuam na área 13 instituições, com aproximadamente 200 pesquisadores, espalhados por todo o Brasil”, destacou.

O simpósio será promovido pela Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf) e realizado pelas universidades Federal de Campina Grande (UFCG) e Estadual da Paraíba (UEPB).

A Geofísica Espacial e Aeronomia são áreas científicas interdisciplinares que englobam as pesquisas do espaço próximo da Terra, o espaço interplanetário e suas relações entre si e com o espaço exterior. Abrangem temas como atmosfera neutra, ionosfera, magnetosfera, meio interplanetário, física solar, cometas, planetas, corpos menores, raios cósmicos, e suas interfaces com outras áreas do conhecimento, como: alterações climáticas, plasmas, geomagnetismo e astrofísica.

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG)

Data: 18/08/2008