Malaquias Batista Filho visita a UFCG

Pesquisador ajudou na compreensão e solução da fome no Nordeste ao longo dessas últimas quatro décadas

Estará visitando a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), nestas quarta e quinta-feira, dias 20 e 21, um dos protagonistas da história da gênese e consolidação do campo da Nutrição em Saúde Pública brasileira. O professor Malaquias Batista Filho, reconhecido como intelectual e uma das personalidades científicas do nosso tempo, é grande conhecedor do Semi-Árido nordestino, onde realizou pesquisas sobre a questão alimentar, a fome, as deficiências nutricionais e a recuperação dos desnutridos, problemáticas sócio-econômicas de um Nordeste. Na quinta-feira, às 8h, ele fará uma palestra na Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola.

Antes, na quarta-feira, 20, o pesquisador ministra um módulo do curso de Desenvolvimento Sustentável do Semi-árido no convento Marista, em Lagoa Seca, PB. Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1976), o professor Malaquias atualmente é docente da pós-graduação em saúde materno infantil do Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira (IMIP), em Recife, PE.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 18/08/2008