Filosofia no Domínio Público

O banquete de Platão ou o Contrato Social de Rousseau estão disponíveis de graça no Portal Domínio Público

Além das duas obras, os professores da educação básica podem utilizar outros 427 textos de filosofia para ajudar a incluir a temática no currículo do ensino médio.

Desde junho deste ano, a filosofia deve ser ensinada nas três séries do ensino médio de escolas públicas e particulares, com o intuito de ajudar os alunos a desenvolver o pensamento crítico. A Lei nº 11.684, de 2 de junho de 2008, alterou o artigo 36 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996) ao incluir a filosofia e a sociologia como disciplinas obrigatórias no ensino médio.

Os textos filosóficos ajudam a refletir sobre uma grande diversidade de temas como literatura, educação, linguagem, arte, política, entre muitos outros. Já no século XVIII, Jean-Jacques Rousseau escreveu sobre os direitos da coletividade no seu Contrato Social. No livro, o autor defendeu a adoção de um contrato em que cada contratante condiciona sua liberdade ao bem maior: da coletividade.

Bem anterior a Rousseau, o grego Platão, nascido em Atenas, provavelmente em 427 a.C., discorre sobre assuntos sempre atuais como justiça, em A República; ou o amor, acerca do qual escreve sobre a origem e as manifestações do sentimento na obra O Banquete. No Mito da Caverna, uma de suas obras mais conhecidas, Platão usa uma metáfora para descrever sua idéia de que existem duas realidades: uma imutável e outra suscetível a mudanças. A primeira guarda o mundo das idéias. A segunda se refere a todas as coisas que afetam os sentidos dos homens e são como imagens das coisas imutáveis. A essa realidade, o filósofo chamou de mundo das formas.

Outros autores clássicos da filosofia, como Nicolau Maquiavel, René Descartes e Immanuel Kant, até pensadores da filosofia ocidental do século XIX - fase de nomes como Friedrich Nietzsche, Georg Hegel e Arthur Schopenhauer - podem ser consultados gratuitamente a partir da internet. Assim, professores e alunos podem viajar pela trajetória do conhecimento filosófico que influencia ainda hoje as mais variadas expressões do pensamento.

No portal Domínio Público há 86 mil obras cadastradas, divididas nas categorias texto, imagem, som e vídeo. Com o Programa Banda Larga nas Escolas, criado pelo governo federal, 20 mil escolas públicas terão acesso à conexão rápida de internet até o final de 2008 e poderão aumentar o acervo de filosofia e outras disciplinas de suas escolas com as obras do portal.

(Assessoria de Comunicação do MEC)

Data: 11/08/2008