topo_cabecalho
Chamadas para ações de cooperação entre o Brasil e países africanos e sul-americanos

Encontram-se abertas as inscrições para seleção de propostas para os programas Sul-americano de Apoio às Atividades de Cooperação em Ciência e Tecnologia (Prosul) e de Cooperação Temática em Matéria de Ciência e Tecnologia (Proáfrica).

 

Para o Prosul, o Ministério da Ciência e Tecnologia, por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), prevê aplicar R$ 2 milhões para apoiar projetos de redes temáticas e conjuntos em ciência, tecnologia e inovação, além de realização de eventos.

 

Já no que se refere à cooperação com os países africanos, o Proáfrica conta com R$ 1 milhão para a realização de projetos conjuntos de ciência, tecnologia e inovação e visitas e eventos em C&T&I.

 

As propostas deverão ser apresentadas por coordenador brasileiro, ou estrangeiro com visto permanente e residente no Brasil, detentor de vínculo empregatício com instituições de ensino superior ou a institutos e centros de pesquisa e desenvolvimento sediados no Brasil, públicos ou privados, sem fins lucrativos, em cooperação com pesquisadores ou instituições sul-americanas ou africanas

 

Tanto o edital do Prosul quanto do Proáfrica encerram as inscrições em 25 de agosto e os resultados serão divulgados em novembro. A íntegra do texto do edital e o Formulário de Propostas On-Line poderão ser acessados em http://www.cnpq.br/editais/index.htm.

 

(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)


Data: 11/08/2008