Medicina Veterinária da UFCG recebe conceito 4 do Enade

A classificação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes vai de 1 a 5.

O MEC apresentou nesta quarta-feira, dia 6, os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2007. Dentre os cursos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) avaliados, destaque para o de Medicina Veterinária, do Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR), campus Patos, que obteve conceito 4, uma das médias mais altas do país.

Também foram avaliados os cursos de Medicina, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), campus Campina Grande, que recebeu conceito 3, e os de Agronomia, do Centro de Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA), campus Pombal, e Enfermagem, do Centro de Formação de Professores (CFP), campus Cajazeiras. Estes estão sem conceito (SC) em virtude de não possuírem ainda alunos concluintes, pois foram criados recentemente. A classificação do Enade vai de 1 a 5.

Conceito Preliminar

A novidade deste ano é a inclusão do Conceito Preliminar de Curso, que, como o próprio nome indica, é um indicador preliminar da situação dos cursos de graduação. Ele consubstancia diferentes variáveis que traduzem resultados da avaliação de desempenho de estudantes, infra-estrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente. Ele servirá de referência para a renovação de reconhecimento dos cursos de graduação.

O Conceito Preliminar dos cursos da UFCG foram os mesmos do Enade: 4 para Medicina Veterinária e 3 para Medicina.

O Enade 2007 avaliou 16 áreas de conhecimento, incluindo os cursos de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, tecnologia em radiologia, tecnologia em agroindústria, terapia ocupacional e zootecnia. Foram avaliados 3.239 cursos de 753 instituições do país. Ao todo, 258.342 estudantes – 145.380 ingressantes e 112.962 concluintes – foram convocados para fazer o exame.

Em 2008, o exame avaliará os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química; e cursos superiores de tecnologia em: Construção de Edifícios, Alimentos, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 06/08/2008