topo_cabecalho
Pescadores de Cuité participam de Curso de Cultivo de Peixe em Tanques-Rede

Atividade é promovida pela UFCG, CNPq e PaqTcPB


Pescadores e piscicultores do Açude Boqueirão do Cais, em Cuité, participaram este final de semana de um Curso de Cultivo de Peixe em Tanques-Rede, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cuité, em parceria com a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) e o Programa de Estudos e Ações Para o Semi-Árido (Peasa/UFCG).

 

Trata-se de um curso que visa fortalecer a produção de tilápia em tanques-rede na região. O projeto, coordenado pela professora Marisa Apolinário, do campus Cuité, está iniciando e engajando os pescadores da região no cultivo de tilápia em tanques–rede, com o objetivo de melhorar a renda familiar na região.


O curso teve início com a palestra de Elma Leal, da Fundação Parque Tecnológico, que falou sobre Empreendedorismo Solidário. Durante sua explanação, Elma discorreu sobre a importância da cooperação, da confiança e solidariedade no trabalho. "Se a gente cooperar as chances de ter sucesso são maiores", destacou. Elma enfatizou aos pescadores e piscicultores para as vantagens na organização dos grupos que pensam em crescer e a cooperação como estratégia para os desafios da globalização. "Se o importante é competir, o fundamental é cooperar", finalizou.

 

Em seguida, o engenheiro agrônomo e mestre em piscicultura do projeto, Leonaldo Farias, trabalhou com o grupo o Sistema da Produção de Peixe Tilápia em Tanques-Rede, no Açude de Boqueirão do Cais. Atualmente seis tanques-rede estão povoados com alevinos na fase berçário. O projeto iniciou com quatro tanques-rede, com 15.000 peixes tilápia na fase bebê, com a pretensão de manter no decorrer dos próximos meses 14 tanques-rede, com mais 15.000 alevinos.

 

A parte de Manejo de Peixe Tilápia em Tanques-Rede foi ministrada pela engenheira de pesca do projeto Ana Cynthia Ulisses de Araújo Souza. Essa parte do curso aconteceu às margens do açude Boqueirão do Cais, próximo ao local onde os tanques-rede estão instalados. Como atividade das aulas práticas os pescadores e piscicultores fizeram a repicagem (transferência de alevinos em fase de crescimento de tanques-berçário para outros tanques), para melhor desenvolvimento do cardume.


Cerca de 14 famílias de pescadores e piscicultores da Comunidade Boqueirão do Cais-Cuité fazem parte do Projeto Peixe Tilápia em Tanques-Rede e estão sendo acompanhados pelo grupo de pesquisadores do campus Cuité nessa nova experiência na região, do cultivo de tilápia em tanques-rede.

Fundada Associação de Pescadores e Piscicultores do Açude Boqueirão do Cais, em Cuité

 

O dia de domingo (3), teve um significado especial para a Comunidade Boqueirão do Cais, em Cuité. Foi fundada a Associação dos Pescadores e Piscicultores do Açude Boqueirão do Cais. O fato aconteceu durante o Curso de Cultivo de Peixe em Tanques-Rede, às margens do açude. Durante a reunião dos pescadores e piscicultores foi eleita a diretoria provisória da Associação, assim composta: presidente, Luciano Nascimento Gomes; vice-presidente, José de Oliveira Batista; tesoureiro, José Cícero da Silva; suplente de tesoureiro, Manoel Reinaldo do Rego; secretária, Joseane da Franca Figueira; suplente de secretário, José Jonas Oliveira dos Santos. O Conselho Fiscal foi composto por: José Ailton Cirino dos Santos, José Batista Pereira da Silva e José Braz.


A criação da Associação é mais uma iniciativa do projeto Peixe Tilápia em Tanques-Rede para o fortalecimento dos pescadores da região. De acordo com Leonaldo Farias, engenheiro do projeto, a regulamentação da instituição jurídica vai proporcionar melhorias e benefícios para a comunidade em termos de negócios.

(Helda Suene - Asscom Peasa/UFCG)


Data: 05/08/2008