Inteligência competitiva no meio empresarial é tema de projeto na UFCG

Pesquisa vai analisar 134 empresas campinenses

Conquistar consumidores dentro de um universo de competitividade cada vez mais exigente não tem sido fácil. Enfrentar os desafios de uma economia dominada por mercados sem fronteiras e por inovações nos formatos de negócio - a exemplo do comércio eletrônico e das empresas digitais -, passou a ser um problema para qualquer empreendedor.

O que fazer então para não ficar fora do mercado ou sofrer prejuízos diante a concorrência? A resposta a esta pergunta é o alvo de uma pesquisa que está sendo desenvolvida na Unidade Acadêmica de Administração da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

“O objetivo principal é analisar até que ponto a inteligência competitiva, sistema de informação e marketing contribuem para o sucesso organizacional', destaca o professor Elmano Cavalcanti, que coordena o projeto Inteligência Competitiva e Marketing como Suporte de Apoio para o Sucesso Organizacional. O projeto foi aprovado recentemente no processo seletivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (Pibic) 2008.

“A inteligência competitiva é o resultado de todos os esforços desenvolvidos pelas empresas no sentido de monitorar os movimentos dos concorrentes, fornecedores e demais agentes ambientais, e por isso, deve ser utilizada como mecanismo de base para qualquer negócio. Diante do cenário da globalização dos mercados e da economia, a competitividade vem exigindo uma atitude cada vez mais proativa das empresas. Fazendo uma rápida analogia, a inteligência competitiva está para as empresas assim como o radar em um cenário de guerra. Este é um fator imperativo para o sucesso e a sobrevivência dos empreendimentos”, afirma.

Pesquisa vai analisar 134 empresas

O projeto, que consiste em analisar organizações de pequeno, médio e grande porte localizadas na cidade de Campina Grande, vai pesquisar 134 empresas, sendo 110 do comércio e 24 do setor de serviços. “Este é uma continuação de outros projetos que já envolveram pesquisas entre as maiores e melhores empresas do Estado de Pernambuco e, mais recentemente, as pequenas, médias e grandes empresas industriais de Campina Grande”, disse.

Os estudos nessa área, de acordo com os envolvidos no projeto, se iniciaram no final da década de 90. Envolveu uma abrangente pesquisa nos anos de 2001 e 2002 entre as maiores e melhores empresas do Estado de Pernambuco, delimitadas pelo cadastro industrial da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) e pelo banco de dados das Melhores e Maiores da Revista Exame.

Os pesquisadores envolvidos no projeto já tiveram trabalhos científicos publicados em congressos e conferências nacionais e internacionais, como também em revistas nacionais e estrangeiras, tais como Iberoamerican Academy of Management International Conference, Asamblea del Consejo Latinoamericano de Escuelas de Administracion – CLADEA, e Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.

Outros trabalhos foram divulgados na Annual International Conference da Society of Competitive Intelligence Professionals, Annual International Conference da Society of Competitive Intelligence Professionals e a Drexel University e Journal of Competitive Intelligence and Management .

O  projeto é vinculado ao Núcleo de Iniciação à Pesquisa e Extensão em Administração (Nipea), da UFCG e reúne três estudantes bolsistas: Rafael Patricio Lacerda, Leissa Wana Alves de Farias e Agerlane Kelly do Nascimento.

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 05/08/2008