USP é a única universidade brasileira entre as 200 melhores do mundo, segundo o Ranking Webometrics

Universidade subiu 15 posições e agora está em 113º lugar

O Webometrics Ranking of World classifica a Universidade de São Paulo (USP) entre as 200 melhores universidades do mundo, destacando-a em primeiro lugar, entre as Universidades Brasileiras. A USP registrou um importante crescimento representado pelo salto de 15 posições no intervalo de um ano no ranking mundial, pois, em julho de 2007, ocupava a 128ª posição e, em julho de 2008, foi classificada em 113º lugar no ranking mundial de universidades estabelecido pelo Webometrics.

A pesquisa analisou 15 mil instituições acadêmicas no mundo, sendo que quatro mil delas foram classificadas. Duas outras universidades brasileiras merecem destaque de excelência acadêmica internacional, a Universidade de Campinas (Unicamp), que aparece no 213º lugar, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 330ª posição do referido ranking.

“Este posicionamento no ranking revela o sucesso da meta institucional que a USP desenvolve, ao dedicar-se coletivamente na busca da internacionalização de suas atividades acadêmicas”, afirma a reitora da USP, Suely Vilela.

A metodologia do ranking considera as análises quantitativas de conteúdos disponibilizados na Web, especialmente aqueles relacionados a processos de geração e comunicação acadêmica de conhecimento científico, avaliando as atividades científicas, o desempenho e o impacto.

A pesquisa pode ser acessada na íntegra pelo endereço http://www.webometrics.inf.

(Com informações da Assessoria de Comunicação da USP)

Data: 01/08/2008