Estudante brasileiro ganha medalha de prata na Olimpíada Internacional de Física

Brasileiros conquistaram também uma medalha de bronze e duas menções honrosas, no melhor desempenho do país

Pela primeira vez um estudante brasileiro conquistou uma medalha de prata na Olimpíada Internacional de Física (IPhO, na sigla em inglês), evento que se realizou em Hanói, capital do Vietnã, de 21 a 29 de julho.

O autor do feito é Guilherme Victal Alves da Costa, de 16 anos, aluno do terceiro ano do ensino médio no Colégio Objetivo-Cantareira, em São Paulo (SP). Até então, o melhor desempenho de estudantes brasileiros na IPhO havia sido a conquista da medalha de bronze, no ano passado. A Olimpíada Internacional de Física alcançou neste ano a sua 39ª edição; o Brasil participa desde o ano 2000, por iniciativa da Sociedade Brasileira de Física.

O êxito dos estudantes brasileiros em 2008 não tem precedente: dos cinco que foram ao Vietnã, quatro tiveram seu desempenho reconhecido. Além da prata de Guilherme, o paranaense Alex Atsushi Takeda, do Colégio Universitário, de Londrina (PR), ganhou a medalha de bronze.

Já André Gentil Guerra Agostinho, que estuda no Colégio Gênese, no Recife (PE), e Rafael Parpinel Carvina, do Colégio Objetivo, de São Paulo (SP), foram reconhecidos com menções honrosas. Também representou o País o paulistano Vitor Mori, do Colégio Etapa. A equipe brasileira foi chefiada pelo professor Euclydes Marega Júnior, do Instituto de Física de São Carlos, da USP, que também coordenou os trabalhos de preparação dos estudantes.

Participaram da 39ª IPhO cerca de 400 alunos do ensino médio, de 90 países. A medalha de ouro foi entregue a 46 estudantes; 47 ganharam a de prata e 78, a de bronze. O diploma de menção honrosa foi atribuído a 87 participantes.

Dentre os países da América Latina, o Brasil teve o melhor desempenho. Em seguida veio Cuba, com uma medalha de bronze. Dois estudantes argentinos, dois colombianos e um mexicano ganharam menção honrosa.

Os integrantes da equipe brasileira retornam do Vietnã na noite desta quarta-feira, dia 30, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

(Assessoria de Imprensa da Sociedade Brasileira de Física)

Data: 31/07/2008