topo_cabecalho
Dissertação de mestrado analisa o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) do Centro de Humanidades da UFCG promove, nesta quinta, 31, a partir das 15h, na Sala Professor Fábio Gutemberg Ramos Bezerra de Souza, Bloco AB, no campus Campina Grande, a defesa de dissertação do mestrando Wellington Santana Lima.

 

De acordo com o autor, o trabalho, intitulado "O MST e a Questão Democrática em Pernambuco e no Brasil: práticas internas e perspectivas para a sociedade brasileira", analisa o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, no estado de Pernambuco e no Brasil, focalizando a questão da democracia nas práticas internas desse reconhecido movimento social e na perspectiva para a sociedade brasileira que seu projeto estratégico aponta.

 

"A partir da recuperação de como se deu o processo de formação e organização na luta por Reforma Agrária e a que se propõe o MST, tomando como base documentos internos, outros estudos, comentários, críticas, entrevistas e observações empíricas, mostramos a evolução organizativa do movimento, as formas e métodos de lutas adotados, suas relações com o estado e com outras organizações sociais, as marcas dessa história, as questões importantes que apareceram, os dilemas, e os passos dados rumo à construção de outro padrão societário para o Brasil", acrescentou o mestrando.

 

A Banca Examinadora será composta pelos doutores Roberto Véras de Oliveira (PPGCS/UFCG), Fernando Garcia de Oliveira (UFCG) e Ramonildes Alves Gomes (PPGCS/UFCG).

 

Mais uma defesa

 

Na sexta-feira, 01, a partir das 14h30min, no mesmo local, o mestrando do PPGCS Valdeci Feliciano Gomes vai defender o seu trabalho intitulado: "Vozes que se Calam, Vozes de Quem se Falam: Câmara Cascudo e a cultura popular". Participam da Banca Examinadora os doutores: Anderson Moebus Retondar (PPGCS/UFCG), Antônio Clarindo Barbosa de Souza (UFCG) e Elizabeth Christina de Andrade Lima (PPGCS/UFCG).

 

(Franz Mikhailovitch - Assessor de Imprensa do CH/UFCG)


Data: 30/07/2008