topo_cabecalho
Projetos do CES são selecionados pelo PIBIC

Sete projetos do Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, campus Cuité, foram selecionados pelo PIBIC 2008, dos 58 aprovados no total. Os projetos contemplados são voltados para as áreas de matemática, química e biologia.

 

Os cursos além de fornecer ao campus e seus integrantes mais visibilidade acadêmica também têm o intuito de proporcionar a comunidade local dispositivos de renda e empregabilidade.

 

Na área de matemática foi selecionado o projeto Introdução as equações da física matemática, do professor Ângelo Roncalli. Na área de química foram contemplados os projetos Avaliação e cinética da retenção de corantes da indústria têxtil em adsorvente de baixo custo, da professora Cláudia Patrícia Fernandes dos Santos; Estudo e recuperação de óleos lubrificantes automotivos usados, utilizando solvente polar: 1 - Butanol, do professor José Carlos Oliveira dos Santos; Compatibilidade de misturas de biodieseis de maracujá e mamona, da professora Marta Maria da Conceição; e, Utilização da química computacional para o ensino de reações químicas, do professor Otávio Luís de Santana.

 

Na área de biologia os projetos selecionados foram: Branqueamento e doenças em Palythoa Caribbaeroum dos recifes costeiros de Picãozinho, João Pessoa, PB, da professora Cristiane Francisca da Costa (Ecologia) e Cultivo de Tilápia Orechromis Nicoticus em tanques-redes para a comunidade de pescadores do açude Boqueirão do Cais, Cuité-PB, da professora Marisa de Oliveira Apolinário (Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca).

 

(Luciana Macedo Teixeira, do Centro de Educação e Saúde - CES)


Data: 30/07/2008