Capes abre inscrições para o Programa de Consolidação das Licenciaturas

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está com inscrições abertas, até o dia primeiro de setembro, para o Programa de Consolidação das Licenciaturas. O Prodocência tem o objetivo de apoiar propostas que contemplem um conjunto de atividades relevantes para a formação e para o exercício profissional dos futuros docentes, em particular aquelas que priorizem o acompanhamento e a avaliação dos projetos político-pedagógicos dos diferentes cursos de licenciatura e o desenvolvimento e a consolidação de movas metodologias articuladas aos conteúdos curriculares, com destaque para as atividades apoiadas nas Tecnologias de Informação e Comunicação.

De acordo com o diretor de Educação Básica da Capes, Dilvo Ristoff, a intenção do Prodocência é interligar os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura, as diretrizes curriculares do ensino básico e a prática em sala de aula. Para ele, o diálogo entre os professores das licenciaturas e os docentes que estão nas escolas facilitará a aproximação dos currículos e dos conteúdos, garantindo, assim, a melhoria da qualidade da educação básica brasileira.

As propostas para o Prodocência deverão ser submetidas à análise e à aprovação da Pró-Reitoria de Graduação ou órgão equivalente da respectiva Instituição de Ensino Superior (IES).  As instituições que tiveram projetos aprovados em editais anteriores, finalizados ou em andamento, poderão apresentar propostas de ampliação ou continuidade. Não serão aceitos projetos destinados à melhoria das licenciaturas que já possuam algum tipo de financiamento no Brasil ou no exterior.

No biênio 2008-2009, serão aplicados R$ 16 milhões em 100 projetos selecionados. Cada proposta aprovada receberá recursos de no máximo R$ 160 mil, com valores parciais de até 33% na primeira etapa e de até 67% na segunda. Para as Instituições Federais de Ensino Superior, a descentralização de créditos orçamentários será processada por intermédio de destaque, pela publicação de portaria específica na qual ficará estabelecido que os valores serão repassados em parcelas e transferidos de acordo com a liquidação das despesas.

Informações pelo telefone: (61) 2104.8978 ou pelo e-mail: prodocencia@capes.gov.br. Acesse o edital.

(Lilian Saldanha - Assessoria de Comunicação da Andifes)

Data: 29/07/2008