Globo Universidade aborda aquecimento global, violência e dengue

Programa será reprisado na quarta-feira, no Canal Futura, às 16h30. Apresentador mostra as novidades da 60ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

O aquecimento global, a violência e a dengue são alguns dos assuntos abordados pelo ‘Globo Universidade’. Nesta edição especial do programa, André Curvello revela o que está sendo pesquisado no Brasil como solução para estes e outros problemas. Para isso, o apresentador mostra novidades apresentadas na 60ª Reunião para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada este mês na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Formado como engenheiro aeronáutico, Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro, participa do quadro ‘Toque de Mestre’. Ele fala sobre a importância da pesquisa para a sociedade.

Wrana Panizzi, vice-presidente do CNPq também ressalta a necessidade de investimento nos estudos acadêmicos. E o apresentador André Curvello mostra como o trabalho realizado nas Universidades podem melhorar o dia-a-dia da população.

Em ‘Mérito Acadêmico’, os professores Richard Stephan e Alexandre Rosado, da UFRJ, explicam a aplicação de seus projetos. Enquanto Richard, ao buscar uma nova opção de mobilidade para os centros urbanos, desenvolve um veículo de levitação magnética, Alexandre estuda as ‘bactérias do bem’, que podem ajudar no combate à poluição em áreas de derramamento de petróleo.

Já Milena Boniolo, pesquisadora da USP, revela que descobriu uma nova utilidade para cascas de banana – elas podem ser usadas na remoção de metais pesados da água.

Além destas novidades, o programa apresenta debates sobre violência, com os professores Sérgio Adorno, da USP, e Michel Misse, da UFRJ; sobre o aquecimento global, com Luiz Molion, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e José Eli da Veiga, da USP; sobre Nanotecnologia, com Marcos Pimenta, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Mario Baibich, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e sobre a dengue, com Expedito Luna, da USP, e Elena Caride, da Fundação Oswaldo Cruz. No quadro ‘Eu Amo Meu Trabalho’, a cientista Kaliandra Gonçalves fala sobre a rotina de trabalho de sua carreira.

(Com informações do site G1)

Data: 28/07/2008