Prêmio Mercosul de C&T recebe inscrições até dia 4 de agosto

O prêmio é organizado pelos países membros e associados ao Bloco (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela)

Com o tema Biocombustível, o objetivo do prêmio é reconhecer e premiar os melhores trabalhos de estudantes, jovens universitários, jovens pesquisadores e equipes de pesquisa, que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao Mercosul, incentivando a realização de pesquisa científica e tecnológica orientada para o bloco, além de contribuir para o processo de integração regional entre os países membros e associados.

Considera-se que “Biocombustível” é qualquer combustível de origem biológica, que não seja de origem fóssil. É originado por meio da utilização de uma ou mais espécies vegetais tais como: cana-de-açúcar, mamona, soja, cânhamo, canola, babaçu, lixo orgânico e resíduos da agroindústria, entre outras possibilidades.

O prêmio é dividido em quatro categorias e todos os candidatos devem estar vinculados ao Mercosul, seja pela nacionalidade, pela naturalidade ou pela residência nos países membros e associados.

"Iniciação Científica" é uma categoria individual ou por equipes de estudantes do ensino médio que tenham no máximo 21 anos de idade. Os alunos podem ser orientados por um professor. Prêmio US$ 2.000,00.

"Jovem Universitário" é individual e destina-se a estudantes do ensino superior que tenham no máximo 28 anos de idade. Os estudantes podem ser orientados por um professor. Prêmio US$ 3.500,00.

"Jovem Pesquisador" é individual e destina-se a pesquisadores graduados que tenham no máximo 35 anos de idade. Prêmio US$ 5.000,00.

"Integração" destina-se a equipes de pesquisadores graduados, sem limite de idade. Cada equipe deve ser composta por pelo menos dois pesquisadores que sejam residentes em países membros ou associados ao Mercosul. Também esses dois pesquisadores devem ter nacionalidades de países diferentes ou naturalidades de países diferentes. Equipes compostas apenas por pesquisadores nacionais e naturais do mesmo país serão desclassificadas. Prêmio US$ 10.000,00.

Os candidatos em uma categoria não podem se candidatar em outra categoria do mesmo Prêmio. Os integrantes de uma equipe não podem se apresentar como membros de outra equipe.

A inscrição deve ser feita pelo site: http://www.unesco.org.br/areas/ciencias/premiomercosul/pt/objetivos/mostra_padrao

Data: 25/07/2008