Fapesp lança Prêmio Telmo Araújo de Divulgação Científica

Tema escolhido para este ano será O Semi-Árido.

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) lança nesta sexta-feira (25) o Prêmio Telmo Silva de Araújo de Divulgação Científica, como uma forma de reconhecimento ao trabalho do professor, pesquisador e gestor Telmo Araújo (in memorian), um grande incentivador da divulgação da ciência e tecnologia.

Telmo Araújo foi presidente da Fapesq em 2007. Ao promover esta premiação, a Fundação busca também incentivar a divulgação dos conhecimentos gerados nas instituições de ciência e tecnologia do Estado.

Para este primeiro ano de realização, o tema escolhido será "O Semi-Árido". Serão atribuídas duas categorias do prêmio, definidas como: Universitária e Pesquisador. Na categoria Universitária, podem concorrer estudantes de graduação e pós-graduação, regularmente matriculados em instituições de ensino superior do Estado da Paraíba.

Na categoria Pesquisador, podem concorrer docentes e profissionais com vínculo funcional/empregatício com universidade, instituto, centros, fundação de pesquisa e/ou desenvolvimento e demais órgãos de C&T, da administração pública direta, autarquia ou fundacional, empresas públicas ou sociedades de economia mista, ou organizações privadas sem fins lucrativos do Estado da Paraíba.

O prêmio tem como objetivo reconhecer e premiar o melhor trabalho escrito por estudantes, docentes e/ou profissionais, que possa se transformar em uma contribuição científica, tecnológica ou de inovação, na solução de problemas do cotidiano e na melhoria da qualidade de vida da população da região semi-árida da Paraíba. O trabalho premiado será publicado em forma de livro.

O primeiro lugar da categoria Universitário receberá R$ 2 mil, e da categoria Docente/profissional R$ 3 mil e 500 exemplares do livro publicado com os dois trabalhos premiados, para o autor principal de cada categoria. Os autores receberão ainda certificado de premiação. O classificado em segundo lugar das duas categorias receberá o Troféu Telmo Silva de Araújo e o Certificado de Menção Honrosa.

As propostas deverão ser encaminhadas via Correios à Fapesq, situada à Rua Emiliano Rosendo, s/n, Bodocongó, Campina Grande - (83) 3333 2600 – até o dia 30 de setembro de 2008. O resultado será divulgado até o dia 21 de outubro e a entrega do prêmio está prevista para o dia 24 de outubro de 2008. O prêmio com o regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Fapesq (http://www.fapesq.rpp.br).

Telmo Araújo

Natural de Recife PE, Telmo Silva de Araújo fez a graduação e o mestrado em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Pernambuco. Fez o doutorado em Touluse na França na Universidade Paul Sabatier e o pós-doutorado LEEI/ENSEIHT ambos em Touluse-França. Foi professor da Escola Politécnica de Pernambuco e Engenheiro do Departamento de Energia do Estado

Veio para Paraíba no ano de 1979, como professor convidado da Universidade Federal da Paraíba, Campus de Campina Grande. Desenvolveu a área Eletrotécnica, coordenou vários projetos de pesquisa, manteve vários convênios nacionais e internacionais, publicou inúmeros trabalhos em periódicos científicos, orientou dezenas de dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de ter ocupado alguns cargos na administração da universidade.

Fora da Universidade dirigiu, com grande competência, diversos cargos da administração pública e privada, dentre estes na Prefeitura do Município de Campina Grande como Secretário de Indústria e Tecnologia, Secretário de Planejamento e Presidente da AMDE – Agência Municipal de Desenvolvimento. Foi um dos idealizadores da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, vindo a ser Diretor Geral, Presidente da Associação Nacional de Parques e Incubadoras Tecnológicas – ANPROTEC.

Foi incentivador da divulgação da Ciência e Tecnologia que, dentre outras iniciativas de popularização científica, idealizou na década de 80 a Feira de Tecnologia de Campina Grande – Fetec, com o objetivo de levar à comunidade os resultados e as aplicações das pesquisas desenvolvidas nas instituições de ciência e tecnologia, do Estado da Paraíba.

(Helda Suene, da Assessoria de Comunicação da Fapesq)

Data: 25/07/2008