Comunidade acadêmica da UFCG é convocada a colaborar na elaboração do MAB

Programa de intercâmbio Mobilidade Acadêmica Brasil permitirá a estudantes e professores passar um período letivo em outra instituição.

O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), está convocando a comunidade acadêmica das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) para participar da consulta pública que definirá o edital do programa de intercâmbio Mobilidade Acadêmica Brasil (MAB).

O programa permitirá a 1,1 mil estudantes e a 125 professores passar um período letivo em outra instituição. O estudante receberá ajuda de custo de R$ 350 e o professor, de R$ 1,2 mil, paga pela Capes.

Segundo a coordenadora de Programas e Estágios (CPE), da Universidade federal de Campina Grande (UFCG), Betânia Oliveira, a convocação inclui coordenadores dos cursos de Graduação e coordenadores administrativos, além da comunidade discente.

Ela esclarece que o objetivo da consulta é democratizar o processo e aprimorar a elaboração do instrumento que propiciará a mobilidade de docentes e discentes nas Universidades Federais e, portanto, a contribuição das Unidades Acadêmicas é de extrema importância.

“No caso das sugestões dos estudantes, as coordenações dos cursos devem definir a metodologia do trabalho a serem adotados para coletar os dados e depois, juntamente com suas próprias sugestões, encaminhar as informações para o correio eletrônico cpe.prg@reitoria.ufcg.edu.br. Serão aceitas sugestões e críticas”, explica.

As informações devem ser enviadas até o dia 4 de agosto para a CPE, que reunirá tudo em um documento e o encaminhará até o dia 8, do mesmo mês, para a Diretoria de Políticas e Programas de Graduação – DIPES, do MEC. Um edital provisório sobre o MAB foi lançado, mas o MEC só lançará o definitivo no dia 25 de agosto, acatando algumas das críticas e sugestões encaminhadas pelas IFES de todo o Brasil.

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 23/07/2008