topo_cabecalho
Google lança prêmio voltado a estudantes do sexo feminino que inovam na área tecnológica

Premiação tem apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC)

A partir desta terça-feira, universitárias de todo o país podem se inscrever no Prêmio Brazil Women in Technology, criado pelo Google para incentivar o envolvimento das mulheres nas produções e inovações tecnológicas. Voltado para os cursos de ciência da computação e engenharias, a premiação é inspirada no prêmio Anita Borg, que em diversos países premia mulheres envolvidas com tecnologia, e tem apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

- Além de premiar mulheres que se destacam pela excelência no mundo acadêmico, queremos fazer com que essas mulheres se conheçam, se apóiem e criem alianças para terem mais sucesso na carreira depois de formadas - explica a recrutadora de talentos do Google Brasil Patrícia Pietro.

A idéia de criar o prêmio surgiu depois que o Google constatou que existem poucas mulheres formadas na área de tecnologia na América Latina. Além da falta de estímulos durante o Ensino Médio, o desconhecimento sobre as possíveis carreiras que podem ser seguidas e os estereótipos que cercam as mulheres nestas profissões são algumas das razões pelas quais as mulheres representam apenas 10% dos formados em ciências exatas no país, acredita a recrutadora.

- As carreiras em tecnologia são muito vastas. As mulheres podem ser desde professoras ou pesquisadoras até especialistas em inteligência artificial. É também uma profissão flexível, na qual as mulheres muitas vezes podem trabalhar de casa ou em meio-expediente - lembra Patrícia Pietro.

Para quem estiver interessada em avançar na área de tecnologia, a recrutadora dá a dica:

- O primeiro passo é estudar e entrar em contato com diversos idiomas, já que o mundo está cada vez mais globalizado. Também é importante estar sempre atento a novos livros, congressos e seminários. Busque manter contato com outras empresas, com as universidades, e não tenha medo de estudar. Seja curioso, busque soluções diferentes para um mesmo problema e não tenha medo de se expor ao novo - avalia.

Detalhes sobre a premiação

Voltado para mulheres de todo Brasil que estejam cursando graduação, mestrado ou doutorado, a premiação criada pelo Google também foi feita para estimular a formação de uma rede de relacionamentos entre a nova geração de mulheres em áreas ligadas à computação.

As dez estudantes selecionadas serão premiadas com laptops e uma visita ao escritório de engenharia do Google, em Belo Horizonte, onde vão assistir a palestras e participar de workshops. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de setembro pelo site http://www.google.com/jobs/brazilwomen.

 

(O Globo Online, 22/7)


Data: 22/07/2008