Projeto da UFCG usa criatividade em mutirão de coleta seletiva

Atividade do projeto Universidades Cidadãs acontece na próxima sexta, em Gurinhém

Gincana, encenação teatral, concursos de desenho e de redação. São estes alguns dos atrativos do mutirão para a coleta seletiva de lixo que o projeto Universidades Cidadãs vai realizar na próxima sexta-feira, 25, na comunidade Uruçu, no município de Gurinhém, como parte das ações do projeto de Tratamento e Monitoramento de Resíduos Sólidos.

Localizada no Agreste paraibano, a 80 km de Campina Grande, a comunidade rural, com cerca de mil habitantes, é uma das quatro atendidas pelo projeto Universidades Cidadãs, no âmbito da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

“Em decorrência do acúmulo do lixo produzido pelos próprios moradores, que de maneira inadequada queimam ou jogam os resíduos a céu aberto, a comunidade de Uruçu enfrenta graves problemas ambientais e de saúde”, explica Fernando Garcia, coordenador do projeto. “Desenvolvemos, então, um curso sobre a importância da coleta seletiva, além de trabalhos de conscientização ambiental, a fim de despertar o interesse dos moradores pela forma correta de lidar e cuidar do lixo”, observou.

Um dos pontos fortes das atividades será a realização do mutirão, na próxima sexta. “A gincana envolverá os participantes de seis pontos de coleta, com pesagem do lixo recolhido”, diz Garcia. “Haverá ainda uma encenação teatral e a premiação dos vencedores dos concursos de desenho e de redação escolar, cujo tema foi A importância da coleta seletiva”.

Universidades Cidadãs

O projeto Universidades Cidadãs é resultado de uma iniciativa do Comitê de Entidades no Combate à Fome e Pela Vida (COEP) em parceira com seis universidades do Nordeste, entre elas as universidades federais de Campina Grande (UFCG), Pernambuco (UFRPE), Rio Grande do Norte (UFRN), Piauí (UFPI), Sergipe (UFSE) e a Universidade Regional do Cariri (URCA), localizada no estado do Ceará. O objetivo é fortalecer o planejamento e o desenvolvimento das comunidades rurais do semi-árido nordestino.

Na Paraíba existem duas áreas pólos do projeto, uma está localizada no alto sertão (neste caso sob a responsabilidade da URCA) e a outra no pólo denominado de Paraíba Agreste (cuja responsabilidade é da UFCG), que atua nas comunidades de Uruçu em Gurinhém, Pedra de Santo Antonio em Alagoa Grande, Pedro Velho em Aroeiras e o Assentamento Margarida Maria Alves I, localizado no município de Juarez Távora.

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG, com dados de Ana Célia Gomes, estagiária do Projeto)

Data: 23/07/2008