UFCG realizará I Colóquio Internacional de História

Evento acontecerá no Centro de Extensão do campus Campina Grande

Será realizado de 28 a 31 deste mês, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o I Colóquio Internacional de História: Sociedade, Natureza e Cultura.

Promovido pela Unidade Acadêmica de História e Geografia, o evento terá como uma das conferencistas a professora Mary Karach, da Oakland University (EUA), que falará sobre o tema Qualidade, Nação e Cor: construindo identidade no Brasil Central, 1775-1835. A conferência será no dia 29, às 19h.

Além da professora norte-americana e de vários representantes de universidades brasileiras, o Colóquio terá, no encerramento, a presença da doutora Esther Caldas Guimarães Bertolette, do Ministério da Cultura. Ela coordena o Projeto Internacional de Documentos Históricos - Projeto Resgate Barão do Rio Branco, que recentemente doou à UFCG uma coletânea de CDs com cópias de documentos históricos da era colonial brasileira, de grande importância para os cursos de História e Geografia. Esther Caldas fará uma conferência sobre Preservação de Fontes no Brasil e no Exterior para a pesquisa histórica.

Mais de 10 grupos de trabalho (GTs) farão parte da programação do evento, enfatizando temas como, História e Linguagem: Interfaces com a Literatura, o Cinema e a Fotografia; Cultura e Identidade: Perspectivas e Desafios no Campo da História; História da Educação: Novos Padrões de Produção Escrita;  Identidade e Diferença: Tecendo Conceitos, Escriturando paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica; Estudos Clássicos e Medievais; Gênero, Sociabilidade e Sensibilidade, entre outros.

Cada GT terá, no máximo, dois coordenadores responsáveis, que iniciarão as atividades com uma comunicação que abrange o tema principal do Grupo. As comunicações serão selecionadas previamente pelos coordenadores dos Grupos de Trabalho. Os coordenadores promoverão um debate temático e teórico-metodológico, solicitando a um dos participantes uma síntese das discussões ocorridas em cada sessão. O objetivo será permitir o intercâmbio mais próximo e profícuo entre os participantes e propicia um debate mais produtivo em torno dos campos de conhecimento.

Além das conferências e apresentações dos Grupos de Trabalho, o evento oferecerá minicursos. As inscrições deverão ser feitas via internet, no site http://www.ufcg.edu.br/, onde há o link do Colóquio, no qual consta o formulário de inscrição. O formulário, com ou sem apresentação de trabalhos, deve ser enviado como anexo para o e-mail oficial do evento: cihufcg@yahoo.com.br.

As inscrições custam R$ 10 para estudante/ouvinte; R$ 15 para estudante de Graduação (com trabalho); R$ 20 para pós-graduandos e professores da rede pública; R$ 30 para professores universitários e R$ 15 para cada minicurso.

Pagamento

A taxa de inscrição deve ser paga no Banco do Brasil – Agência 1591-1, Conta Poupança - 3.742-1, em nome de Juciene Ricarte Apolinário. O comprovante de pagamento deve ser enviado junto com o formulário de inscrição, digitalizado e anexado ao e-mail ou via Correios.

(Rosângela Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 21/07/2008