topo_cabecalho
Portal de Periódicos amplia acervo em 2008

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC) é um dos maiores bancos de dados técnico-científicos do mundo. Neste ano, foram aquiridos novos conteúdos de informações científicas, entre eles, a base CABI compendia, ferramentas multimídias que procuram oferecer os mais diversos tipos de informações para a pesquisa científica voltada à área de ciências agrárias, a base JSTOR - Art & Sciences Collection 01, coleção retrospectiva de periódicos voltada às áreas de ciências sociais aplicadas, ciências exatas e da terra, ciências biológicas e ciências humanas, além de 237 títulos novos contratados a partir das solicitações dos usuários do Portal, por meio dos representantes de área. Os títulos estão classificados nas áreas de ciências biológicas e da saúde, tendo sido contratados diretamente de importantes associações e sociedades científicas.

O programa é essencial para o ensino e desenvolvimento da pesquisa brasileira. Na 60ª Reunião da SBPC, o Portal é um dos destaques do espaço do Ministério da Educação (MEC). No estande da CAPES, os visitantes têm acesso a conhecer, utilizar e esclarecer dúvidas sobre o serviço.

O Portal foi criado para democratizar o acesso à informação no meio acadêmico-científico, atendendo atualmente 191 instituições brasileiras. As instituições federais de ensino superior, instituições de pesquisa com pós-graduação avaliada pela CAPES (conceito 4), instituições públicas de ensino superior estaduais e municipais com pós-graduação avaliada pela CAPES (conceito 4), instituições privadas de ensino superior com pelo menos um doutorado com avaliação trienal 5 (cinco) ou superior pela CAPES têm acesso a mais de 12.365 titulos com texto completo e 126 bases de dados referenciais. E também instituições que aderirem ao programa na categoria "público pagante".

Segundo Tutilla Aragão, técnica da Coordenação Geral do Portal de Periódicos, no ano de 2007, foram contabilizados 18 milhões de textos completos baixados e 38 milhões de acessos a bases referenciais. São 155 mil acessos diários e mais de três milhões de usuários. "O Portal é uma importante ferramenta de democratização da informação. Uma vez que as instituições de todas as regiões brasileiras têm acesso ao mesmo conteúdo", afirmou Tutilla.

Na 60ª Reunião da SBPC está sendo possível divulgar os novos dados dessa ferramenta. Acesse o Portal de Periódicos.

 

(Assessoria de Imprensa da CAPES)


Data: 18/07/2008