SBPC Jovem estimula estudantes em pesquisas científicas

Estudantes dos ensinos fundamental e médio de todo o país estão na Unicamp para apresentar trabalhos, experiências escolares, participar de oficinas e aprender ciência

Aos 13 anos, o estudante Douglas Real dos Santos já construiu uma colheitadeira de laranjas e um mecanismo para apagar incêndios florestais. O estudante da sétima série de uma escola da rede pública de Campinas é um dos pequenos cientistas que participam da SBPC Jovem, programação para crianças e adolescentes da 60° Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

“Participo há dois anos de um projeto que lança desafios de ciências e já fizemos maquetes de uma colheitadeira, que já armazena as laranjas em caixas e de uma bomba de água para usar água de rios para apagar incêndios nas árvores”, explica.

Além de Douglas, estudantes dos ensinos fundamental e médio de todo o país estão na Unicamp para apresentar trabalhos, experiências escolares, participar de oficinas e aprender ciência.

“Eu acho muito importante ter um espaço como esse para mostrar o que estamos aprendendo. O que mais estou gostando são as exposições de trabalhos de outros colegas”, acrescentou o estudante Anderson de Oliveira, também de Campinas.

O estudante Renan Xavier Cálida veio de Salvador (BA) apresentar na SBPC uma série de experiências de química e física produzidas por ele e colegas para trazer conceitos de ciência para o dia-a-dia.

Didático, explicava aos passantes a complicada “teoria dos fluidos não-newtonianos” com a ajuda de um pouco de catchup e um mistura de água e amido de milho. “Temos três centros de pesquisa, sempre realizamos feira de ciências na escola. É muito bom trazer os projetos para mais gente ver”, apontou.

Além do espaço para jovens cientistas, a programação da reunião da SBPC inclui exposição de Ciência e Tecnologia e feira do livro. O encontro vai até a amanhã (18/7).

(Agência Brasil)

Data: 17/07/2008