UFCG solicitará renovação de programas no Proext 2008

Quatro projetos poderão ser inscritos até o dia 5 de agosto

A UFCG solicitará a renovação de seus dois programas inscritos no Programa de Apoio à Extensão Universitária (Proext). São eles o Programa de Direitos Humanos e Acesso à Justiça (PRODIH), que vem sendo desenvolvido no Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), campus Sousa, e o de Ações Intergeracionais em Rede (PAIR), em Campina Grande, pelo Centro de Humanidades (CH). Ambos são programas interdepartamentais que valorizam a formação do estudante e contribuem com políticas públicas de inclusão social.

O edital para o processo seletivo da edição 2008 foi lançado na última segunda-feira, 14. A quantidade de programas a serem enviados pelas universidades foi mantida, sendo dois para cada instituição, com financiamento de até R$ 100 mil por programa. Já o número de projetos contemplados pelos programas foi duplicado e poderão ser inscritos até quatro por Instituição Federal de Ensino Superior (Ifes), com financiamento de até R$ 30 mil.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Extensão da UFCG, Maria Lucinete Fortunato, as propostas de projetos para seleção deverão ser encaminhadas até o próximo dia 5 de agosto, sem prorrogação, já que, após a seleção, os quatro projetos classificados terão que ser ajustados, se necessário, para posterior reenvio ao MEC até o dia 22 do mesmo mês. As propostas encaminhadas deverão se enquadrar em um ou mais dos temas abaixo, relacionados no edital.

- Qualificação de professores que atuam no sistema educacional

- Educação de jovens e adultos; Juventude e desenvolvimento social

- Geração de trabalho e renda em economia solidária

- Promoção da saúde e/ou prevenção de doenças

- Atenção à pessoa idosa, à pessoa com deficiência e às populações indígenas e quilombolas.

O edital do Proext 2008 encontra-se disponível na página da Rede Nacional de Extensão (Renex), no endereço: www.renex.org.br.

(Kennyo Alex e Rosângela Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 17/07/2008