UFCG desenvolve projeto de produção mineral no Maranhão

Professores e estudantes da Unidade Acadêmica de Mineração e Geologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) concluíram recentemente, um estudo na Região Metropolitana de São Luís, no Maranhão, no qual avaliaram o processo de formalização de pequenos empreendimentos de mineração relacionados à extração de agregados da construção civil, com foco especial em areia e brita.

O projeto Formalização da Produção Mineral de Agregados da Construção Civil na Região Metropolitana de São Luis do Maranhão faz parte do Programa Nacional de Formalização da Produção Mineral, do Ministério de Minas e Energias. “Na fase inicial foi feito um levantamento quantitativo e qualitativo dessa atividade, cadastrando e avaliando a situação legal das áreas mineradas no estado maranhense, com relação ao título minerário, licenciamento ambiental e outros requisitos legais”, explica Antônio Pedro Ferreira Sousa, coordenador do projeto.

Segundo o relatório final, a partir década de 80, com a instalação dos projetos minero-metalúrgicos da Alumar e da Companhia Vale do Rio Doce na Região Metropolitana de São Luís, foi observado um crescimento acentuado da extração de areia e brita para atender às necessidades do mercado, e, com isso, as empresas responsáveis por essa extração ampliaram sua produção, desenvolvendo suas atividades em sua maioria na informalidade.

O estudo foi coordenado pelo professor Antônio Pedro Ferreira Sousa, com o apoio dos professores Aarão de Andrade Lima, José César de Albuquerque Costa, João Lucena Ramos Neto, José Avelino Freire e Reinhard Richard Wegner, com a participação da Mineração Consultoria Júnior.

Como alunos consultores, integraram a equipe: José Vinícius Carneiro da Costa, Mileide Almeida Borges de Freitas, Ranieri de Araújo Pereira e Sérgio Santana Silva. Atuaram ainda, como consultores técnicos, Christian Ernesto Silva Noronha, Claudia Simone Bezerra, Gonçalo Noronha Neto, João Bosco Burgos Costa e Renan Guimarães de Azevedo.

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 14/07/2008