60ª SBPC vai até sexta-feira em Campinas

Estudantes, professores, pesquisadores, cientistas e intelectuais realizam, até sexta-feira, 18, a 60ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, maior evento científico da América Latina. No encontro, serão debatidos assuntos essenciais para o desenvolvimento do país, como educação, ciência, tecnologia e inovação. A cerimônia de abertura ocorreu no domingo, 13, no Ginásio Multidisciplinar da Universidade Estadual de Campinas (SP). São esperadas 15 mil pessoas durante os cinco dias de encontro.

Os programas desenvolvidos pelas diversas secretarias e órgãos do Ministério da Educação estarão expostos na 16ª Exposição de Tecnologia, Ciência e Inovação (ExpoT&C), mostra paralela à reunião da SBPC. O foco da ExpoT&C é o conhecimento voltado para a inovação. Em uma área de 600  metros quadrados, cerca de 120 expositores divulgam projetos educacionais, tecnológicos e as conquistas da ciência e as aplicações do conhecimento adquirido.

O MEC apresenta o trabalho desenvolvido pelas secretarias de Educação a Distância (Seed), Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No estande do MEC, os visitantes poderão participar de cursos rápidos para aprender a utilizar o portal Domínio Público e o Portal do Professor. Também poderão saber mais sobre o acesso a artigos científicos no Portal de Periódicos da Capes.

A oferta de vagas na Universidade Aberta do Brasil será outro tema exposto. As crianças poderão usar os computadores do Laboratório Modelo do Proinfo Rural, que serão distribuídos para três mil escolas rurais brasileiras. Além disso, o Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (Cefet-SP) vai apresentar experiências inovadoras de alunos na área de educação profissional e tecnológica.

Serão disponibilizadas publicações como os Cadernos Temáticos da Setec que apresentam experiências inovadoras, pesquisas e informações da rede federal de educação profissional e tecnológica. Cada volume da série Cadernos Temáticos contempla cinco temas, com reportagens, artigos científicos, relatos de experiência e de práticas pedagógicas.

Educação

Na 60ª SBPC, que tem o tema Energia, Ambiente e Tecnologia, serão realizadas 60 conferências, 60 simpósios, 40 minicursos, 40 mesas-redondas, 40 encontros abertos e dez assembléias. Serão apresentados cerca de três mil trabalhos de pesquisa em painéis.

Representantes do MEC vão participar de diversos debates. Nesta segunda, 14, das 14h às 16h, o diretor de Educação Básica da Capes, Dilvo Ristoff, fala sobre a formação de professores de ciências no ensino médio. Na terça-feira, 15, às 10h30, o secretário de Educação a Distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky, faz conferência sobre a política pública para a educação a distância no Brasil. Na quarta-feira, 16, às 10h30, o presidente da Capes, Jorge Guimarães, faz conferência sobre o sistema atual de avaliação da coordenação. Ainda no dia 16, às 14h, o diretor de Programas da Capes, Emídio Cantídio, debate o tema políticas de pós-graduação e iniciação científica. O diretor de Políticas da Setec, Luiz Caldas, participa de mesa-redonda na sexta-feira, 18, às 14h. Falará sobre os desafios do ensino profissional e tecnológico. Também participa do debate o diretor do Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (Cefet-MA), José Costa.

As reuniões anuais da SBPC tiveram início em 1948. A cada ano, o evento é realizado em uma cidade brasileira diferente. Acesse a programação completa.

(Assessoria de Imprensa da Seed)

Data: 14/07/2008