Tese de professor da UFCG analisa atuação masculina na pedagogia infantil

Estudo elaborado pelo professor José Luiz Ferreira, da Unidade Acadêmica de Educação (UAED), do Centro de Humanidades da UFCG, analisa a inserção dos homens no magistério infantil, um campo caracteristicamente feminino da educação nos seus primeiros anos.

A tese de doutorado intitulada: Homens ensinando crianças: continuidade-descontinuidade das relações de gênero na escola rural foi defendida, mês passado, no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB.

"O estudo baseou-se em uma análise das experiências de cinco homens professores do município de Coxixola, localizado no Cariri Paraibano, bem como em entrevistas com professoras, alunos e alunas, merendeiras e equipe técnica da Secretaria da Educação de Coxixola", disse Ferreira.

O autor conclui que "as experiências dos professores do município de Coxixola são marcadas por um processo de descontinuidade-continuidade da ordem gênero, entendendo a descontinuidade a partir da presença física dos homens no magistério infantil e a continuidade como a manutenção de características da prática docente associadas à masculinidade tradicional heterossexual".

(Franz Mikhailovitch - Assessoria de Imprensa do CH/UFCG)

Data: 11/07/2008