topo_cabecalho
Salários para engenheiros de Minas aumentaram 40% nos últimos anos

Crescimento na oferta de empregos foi o principal fator

 

O crescimento na oferta de empregos para profissionais de Engenharia de Minas favoreceu o aumento na faixa salarial dos profissionais da área, em torno de 40% nos últimos anos, segundo destacou o representante da Federação das Associações de Engenheiros de Minas do Brasil (Faemi), Vicente Lucena, que participou na manhã desta quinta-feira, 10, do ciclo de palestras, promovido pela Unidade Acadêmica de Mineração e Geologia (UAMG), da UFCG, em comemoração ao Dia Nacional do Engenheiro de Minas. O evento aconteceu no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, no Campus Campina Grande.

 

Lucena destacou que o crescimento econômico no Brasil e em outros países, no setor de mineração, foi a mola propulsora para o aumento dessa oferta e a valorização dos profissionais e dos seus salários. “Atualmente, empresas brasileiras e estrangeiras têm entrado em contato com a Faemi em busca de profissionais e nós ainda não temos como atender a oferta do mercado, por falta de pessoal capacitado na área”, falou.

 

Para ele, o setor mudou de face, se comparando ao passado, quando a profissão era pouco reconhecida e sem mercado garantido. “Com o fortalecimento da área de mineração, não só o mercado passou a oferecer mais oportunidades, mas os cursos de Engenharia de Minas passaram a ser bem mais valorizados e concorridos nos vestibulares”, ressaltou, lembrando que isso é bom para as instituições superiores e para as coordenações das graduações, que antes registravam déficit de alunos. Hoje, na UFCG, o curso já está entre os mais bem concorridos.

 

O evento em comemoração ao Dia Nacional do Engenheiro de Minas contou com outras conferências, coordenadas pela UAMG, Centro Acadêmico e a Mineração Consultoria Júnior. Além do presidente da Faemi, participaram do evento, representantes do Programa de Desenvolvimento da Mineração no Estado da Paraíba e do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

 

O coordenador de Monitoria e Estágios da UAMG, Antônio Pedro Ferreira, falou dos investimentos do governo federal na área, o que tem acelerado a procura, e ressaltou a necessidade de uma profissionalização competente para suprir a demanda dentro das exigências do mercado. Ferreira ainda lembrou que a UFCG é um grande celeiro de profissionais absorvidos por empresas do Pará, onde se concentram as mais importantes mineradoras do País, a exemplo da Vale do Rio Doce.

 

(Rosângela Araújo - Ascom/UFCG)


Data: 10/07/2008