Reuni discute formação de professores

O 4º Seminário Nacional do Reuni — Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais — que teve início nesta quinta-feira, 10, em Belo Horizonte, tem como tema central das discussões a formação de professores para educação básica. O encontro, que conta com a participação do reitor da UFCG, Thompson Mariz, termina nesta sexta-feira, 11.

Na abertura do evento, os secretários de Educação Superior, Ronaldo Mota, de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco, e de Educação a Distância, Carlos Bielschowsky, apresentaram programas, projetos e ações federais para a formação de professores.

Para Mota, esta é uma fase de muita riqueza das universidades federais. “Formação de professores é o primeiro ponto da agenda do Reuni. Esse ponto é onde se vinculam a educação básica e a superior. Precisamos dar respostas a essa demanda urgente”, destacou.

Ronaldo Mota informou, ainda, que já está no Congresso Nacional  projeto do Executivo que altera a Lei de Diretrizes e Bases, e define que o papel da formação de professores caberá à União, com apoio dos estados e municípios. “Estamos assumindo um compromisso social dos mais relevantes. Não é formar quantitativamente, é colar essa formação com as necessidades dos estados e municípios, a fim de atender às demandas da educação do nosso país.”

A palestra Licenciaturas: instrumentos, novas tecnologias e práticas, proferida pelo professor Antonio Carlos Pavão, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi outro destaque do primeiro dia do seminário.

Nesta sexta-feira, 11, o encontro tratará do amparo legal e novos instrumentos e modelos de gestão acadêmico-administrativa integrada para a formação de professores.

Veja a programação do evento.

Data: 10/07/2008