Dia do Engenheiro de Minas é comemorado na UFCG

Ciclo de palestras acontece na manhã desta quinta-feira

Duas conferências fazem parte da programação do ciclo de palestras promovido pela Unidade Acadêmica de Mineração e Geologia (UAMG), pelo seu Centro Acadêmico e a Mineração Consultoria Júnior, em comemoração ao Dia Nacional do Engenheiro de Minas, nesta quinta-feira, 10. O Programa de Desenvolvimento da Mineração no Estado da Paraíba e as Ações do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) para o Desenvolvimento da Mineração na Paraíba serão os temas a ser abordados no evento que acontece, a partir das 9 horas, no auditório do Centro de Extensão da Universidade Federal de Campina Grande.

Contando com a participação da Federação das Associações de Engenheiros de Minas do Brasil (Faemi) e da Associação dos Engenheiros de Minas da Paraíba (AssemPB)  o ciclo de palestras faz parte da política da UAMG/UFCG para valorização,reconhecimento, dos profissionais da área, segundo o professor Antônio Pedro Ferreira. “Também para discutir propostas que promovam o desenvolvimento sustentável da mineração no país e, em especial, da Paraíba”, completou.

Engenheiro de Minas

Um dos maiores produtores mundiais de minérios, o Brasil só tem poucos cursos de graduação em Engenharia de Minas, todos em instituições públicas. Com isso, os profissionais que se formam não costumam encontrar dificuldades para conseguir entrar no mercado de trabalho.

O curso desenvolve os aspectos técnicos, ambientais e de saúde e segurança envolvidos em todas as fases da produção de bens minerais (metálicos, não-metálicos, combustíveis fósseis sólidos e águas minerais). Realiza estudos de impacto ambiental - planos de controle e de monitoramento – e tem atuação ampla, da procura à exploração, até o beneficiamento dos recursos minerais.

9h00min – Abertura

Reitor da Universidade Federal de Campina Grande

Coordenador da Unidade Acadêmica de Mineração e Geologia – UAMG

Diretor do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN