UFCG constrói novo campus em Sousa

Serão 12 mil metros quadrados de área coberta e 18 modernas edificações. Conclusão está prevista para o segundo semestre de 2009.

Começaram a ser edificadas, nesta semana, as novas estruturas do campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em Sousa, no Sertão paraibano. Atualmente, o Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS) funciona em instalações no centro da cidade. O novo campus Sousa terá mais de 12 mil metros quadrados de área construída, em terreno situado às margens da BR-230, a cinco quilômetros da área urbana.

Segundo o arquiteto responsável pelo projeto, Glauro Feitosa Duda, nesta primeira etapa serão construídas 18 edificações. “A área total do novo campus é de 108 hectares (o equivalente a 100 campos de futebol), espaço suficiente para a ampliação da estrutura física, quando da criação de futuros cursos, dentro da política de expansão da UFCG”, observou. Já funcionam no CCJS os cursos de Direito e Ciências Contábeis. No próximo ano, começará o de Administração.

As primeiras estruturas a serem erguidas serão os prédios da Diretora e da Coordenação Administrativa, orçados em R$ 647 mil. “As licitações das demais edificações serão gradativamente realizadas”, destacou o engenheiro civil Thadeu Bucão Borba, fiscal das obras.

O projeto é composto por: portaria, auditório, biblioteca, diretoria, ambiente dos professores, coordenações administrativa e de graduação, quatro centrais de aulas, laboratório de informática, prefeitura e restaurante universitário, espaço estudantil, centro de vivência, garagem, ginásio, residências universitárias (masculina e feminina), setores de manutenção e de práticas jurídicas.

Plano de expansão

Para o reitor Thompson Mariz, nada é mais gratificante do que ver a expansão da UFCG. “O campus Sousa é mais um dos grandiosos empreendimentos que estamos executando dentro do Plano de Expansão, que também inclui os demais campi, garantindo instalações dignas e completas”.

O prefeito universitário, Eduardo Bonates, destacou a construção do novo campus como um reconhecimento à importância da cidade de Sousa, “pela expressão demográfica e econômica no estado, e aos feitos da comunidade acadêmica do CCJS”. Ele também ressaltou o compromisso, da Administração Central, no cumprimento dos prazos de licitações e execução das obras.

(Rosângela Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 09/07/2008