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Pesquisa mostra que 47% das empresas paulistas inovam raramente

A pesquisa “Inovação e Competitividade nas MPEs Paulistas” feita pelo Sebrae de SP e apresentada na semana passada mostra que 47% dos empreendimentos entrevistados raramente realizam aperfeiçoamentos ou introduzem inovações para a melhoria ou novidades de seus negócios

A pesquisa, que foi feita a partir de uma amostra planejada de 450 micro e pequenas empresas sediadas no Estado, aponta, por outro lado, que somente 14% delas realizam inovações freqüentemente.

Os dados apresentados reforçam a tese de que as empresas ainda não entenderam a inovação como um instrumento para a competitividade e para avançar em novos mercados. O mesmo estudo demonstra que as empresas que mais inovam são as mesmas que tem o maior volume de produção, que tiveram aumento no faturamento total e que registraram aumento na produção de empregados. Já as empresas não-inovadoras registram baixas nesses três segmentos.

Dos empreendimentos inovadores, 28% introduziram um novo produto ou serviço no mercado, 22% um novo método e 15% conquistaram um novo mercado. A pesquisa mostra que em 90% das empresas ainda são os sócios-proprietários que identificam as novas oportunidades. Porém, somente 9% delas oferecem algum tipo de prêmio ou bônus para estimular os colaboradores a buscar por novas iniciativas.

Competitividade

A pesquisa ainda analisou os fatores que podem levar a empresa a ser mais competitiva no mercado. Um dos pontos pesquisados foi a relação das empresas com a sociedade. Os resultados demonstrados podem servir de alerta.

Mais de 60% das empresas não adotaram medidas para conter o consumo de energia ou água entre 2005 e 2006. Outras 48% não conhecem os impactos de suas atividades no meio ambiente e 21% conhecem o impacto, mas não realizam ações para minimizá-lo.

As atividades de responsabilidade social ainda estão longe das micro e pequenas empresas, 55% delas não realizam ações sociais espontâneas, exceto as obrigações legais. Além disso, 76% não estimulam os empregados a realizar ações sociais.

Das empresas entrevistadas, 26% avalia que o apoio financeiro é o mais importante para que elas se tornem competitivas, seguido pela consultoria (13%) e pela redução de impostos (8%).

O estudo é parte do projeto Observatório de Micro e Pequenas Empresas do Sebrae de São Paulo. Informações complementares podem ser obtidas pelos telefones (11) 2109-5701 ou 2109-5702.

 

(Gestão C&T 742)


Data: 07/07/2008