Comitê externo avalia projetos do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da UFCG

Um Comitê Externo de Avaliação, composto por sete integrantes de cinco universidades públicas, está desde a manhã desta segunda-feira, 7, analisando os projetos inscritos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da UFCG.

Segundo o Pró-reitor de Pós-graduação, Michel Fossy, a previsão é de que os trabalhos sejam encerrados até a próxima quarta-feira, dia 9, após o que deverá ser publicada a relação dos projetos aprovados. No total, foram inscritos 270 projetos, para vigência entre agosto de 2008 e julho de 2009.

Atualmente, são disponibilizadas pelo programa 226 bolsas, sendo 161 do CNPq e 65 da própria UFCG, no valor de R$ 300 mensais cada uma. “Estamos aguardando ainda este mês uma nova planilha, enviada pelo CNPq, e a expectativa é que o número de bolsas destinadas à UFCG seja ampliado”, observou Fossy.

Realizado em parceria com o CNPq, o PIBIC tem por objetivo proporcionar ao estudante de graduação, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade.

O comitê é composto por professores da UFPB, UEPB, UFRN, USP e UFPE, todos os pesquisadores com bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 07/07/2008