Comitê externo avalia projetos do PIBIC

Um Comitê Externo de Avaliação, composto por sete integrantes de cinco universidades públicas, está analisando os projetos inscritos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da UFCG.

Segundo o Pró-reitor de Pós-graduação, Michel Fossy, a previsão é de que os trabalhos sejam encerrados nesta quarta-feira, dia 9, após o que deverá ser publicada a relação dos projetos aprovados. No total, foram inscritos 270 projetos, para vigência entre agosto de 2008 e julho de 2009.

Atualmente, são disponibilizadas pelo programa 226 bolsas, sendo 161 do CNPq e 65 da própria UFCG, no valor de R$ 300 mensais cada uma. “Estamos aguardando ainda este mês uma nova planilha, enviada pelo CNPq, e a expectativa é que o número de bolsas destinadas à UFCG seja ampliado”, observou Fossy.

Realizado em parceria com o CNPq, o PIBIC tem por objetivo proporcionar ao estudante de graduação, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade.

O comitê é composto por professores da UFPB, UEPB, UFRN, USP e UFPE, todos pesquisadores com bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 07.07.08)

Data: 07/07/2008