45% dos brasileiros acham escola pública boa ou ótima, mostra Ibope

A maioria dos brasileiros acredita que o ensino particular no país oferece mais qualidade do que o público, aponta pesquisa divulgada pela CNI/Ibope nesta segunda-feira. Segundo a enquete, 74% dos entrevistados avaliam o ensino particular como "ótimo ou bom", enquanto apenas 45% aplicam esse mesmo patamar para as escolas públicas.

A pesquisa mostra que somente 3% dos entrevistados avaliam o ensino particular como "ruim ou péssimo". Por outro lado, 23% do total avaliam que o ensino nas escolas públicas não é de boa qualidade. Os níveis básico e fundamental da rede pública recebem, na pesquisa, os piores índices de avaliação --ambos com as menções de "ótimo e bom" abaixo de 50%.

Em contrapartida, os ensinos básico e fundamental nas escolas particulares receberam na pesquisa avaliações de "ótimo e bom" superiores a 70%. A avaliação das escolas públicas melhora apenas no que diz respeito ao ensino universitário ou técnico/profissionalizante --ambas acima dos 50% com "ótimo ou bom".

Otimismo

Apesar do pessimismo em relação ao ensino público, a pesquisa mostrou que os brasileiros estão otimistas para o ano de 2008. Segundo a pesquisa, 80% dos entrevistados acreditam que este ano será "bom ou muito bom", enquanto apenas 20% avaliam que 2008 será um ano "ruim ou péssimo".

Em março deste ano, na edição anterior da pesquisa CNI/Ibope, 81% dos brasileiros também avaliaram que o ano de 2008 será "bom ou muito bom" e 18% consideraram que seria "ruim ou péssimo".

(Folha Online)

Data: 01/07/2008