topo_cabecalho
Edital voltado para bioenergia será lançado pela Capes

No segundo semestre, a Capes lançará um edital que contribuirá para a formação de recursos humanos do mais alto nível para o setor de bioenergia.

A informação foi dada pelo presidente da instituição, Jorge Guimarães, no dia 17, durante uma reunião realizada em Brasília com a participação de diversas instituições com o objetivo de debater o tema bioenergia.

Em julho, a instituição deverá promover um outro encontro para apresentar uma minuta da chamada para mobilidade interna e externa de professores e estudantes que tenham projetos de pesquisa na área, com foco em pesquisa básica, tecnológica e políticas transversais.

A reunião realizada em Brasília contou com a participação de representantes do MCT, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Petrobras, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Na ocasião, foi feita uma avaliação da missão aos Estados Unidos, que foi composta por representantes das instituições citadas, e que teve o objetivo de prospectar parcerias para o desenvolvimento de pesquisas na área de processos da geração de bioenergia com institutos de pesquisa americanos.

Os especialistas americanos visitados estiveram recentemente com pesquisadores do Inmetro, da Petrobras e da UFRJ a fim de conhecer o estado da arte de desenvolvimento de pesquisas e processos tecnológicos do uso da bioenergia no Brasil.

“O interesse da Capes é realizar um edital que possibilite a formação de recursos humanos do mais alto nível para o setor de bioenergia, a fim de que o país possa dar prosseguimento a pesquisas e desenvolvimento de processos nessa área e atender as instituições de pesquisa voltadas para o setor”, explicou o presidente da Capes, Jorge Guimarães, em notícia divulgada pela instituição.

Informações sobre as ações da Capes podem ser obtidas no site www.capes.gov.br.


(Gestão C&T, 740)


Data: 01/07/2008