Andifes apresenta proposta de Programa de Fortalecimento e Expansão da Pós-Graduação das IFES

O programa foi apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante encontro com os reitores das universidades federais, em março deste ano.

O presidente e o primeiro vice-presidente da Andifes, reitores Amaro Lins (UFPE) e Edward Brasil (UFG), participaram, na tarde da última quinta-feira (26/06), de reunião com o secretários executivo e de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ivan Ramalho e Edson Lupatini Junior, para apresentar a proposta de programa de fortalecimento e expansão da pós-graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). Estiveram presentes, também, o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Andifes, reitor José Ivonildo do Rêgo (UFRN), o ex-reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Francisco César de Sá Barreto, e o secretário executivo da Associação, Gustavo Balduino.

A Andifes ressaltou a intenção de integrar os ministérios da Educação, da Ciência e Tecnologia e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio para o desenvolvimento e a implementação deste programa como política pública, conforme solicitado pelo presidente Lula. A idéia é que as universidades federais, como referência em pós-graduação, sejam uma plataforma para o desenvolvimento de inovação tecnológica e de pesquisa, favorecendo o crescimento da política industrial brasileira e dando sustentação aos planos de desenvolvimento nacional a partir da formação de recursos humanos qualificados.

Atualmente, as Ifes representam mais de 56% da formação de doutores do país. Em regiões como o Norte e o Nordeste esse percentual sobe para 90%. O programa de fortalecimento e expansão da pós-graduação das Ifes tem duração de quatro anos (2009-2012) e objetiva equalizar as oportunidades, valorizando a diversidade brasileira e resolvendo o problema das assimetrias regionais e de áreas.

O Ministério mostrou-se receptivo ao programa de fortalecimento e expansão da pós-graduação das Ifes. A Andifes formulará um convite para que o MDIC se torne parceiro da idéia, juntamente com os ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia. A partir disto, será formada uma comissão para a implementação do programa. Esta será composta por um membro da Andifes, um do MDIC, um do MCT e um do MEC. Os ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia já concordaram com o programa e indicaram seus representantes para a comissão.

(Lilian Saldanha - Assessoria de Comunicação da Andifes)

Data: 30/06/2008