MEC vai criar bolsa para formar docentes

Ministério quer professores diplomados nas universidades públicas

O MEC quer aumentar o número de professores de escolas públicas formados em universidades públicas. Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, que esteve ontem em São Paulo, somente 15% do corpo docente das escolas públicas são formados em universidades públicas, por isso o esforço do governo federal para incentivar as licenciaturas.

— Vamos criar mais cursos de licenciatura nas universidades federais, nos institutos e nos centros federais de educação tecnológica. Será implantada uma bolsa de iniciação à docência, assim como existe a bolsa de incentivo à iniciação científica — anunciou Haddad, que participou ontem do seminário “Agenda alinhada do investimento social privado em educação”, promovido pelo Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife) e pela ONG Todos pela Educação.

Outra medida para cumprir a meta do MEC de aumentar o números de professores formados em instituições públicas é a criação, já em andamento, da Universidade Aberta do Brasil. Segundo o ministro, o sistema estará presente em 850 municípios, com a implantação de centros de formação de professores.

Ministro afirma que ainda há muito que fazer Haddad comentou ainda a repercussão do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado na semana passada, chamando a atenção para as metas que estão sendo cumpridas.

— Desde o lançamento do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) nosso objetivo é cumprir metas. As metas foram estabelecidas de comum acordo com os sistemas.

Há muito o que fazer ainda? Sim, estamos muito longe de podermos nos declarar um país desenvolvido do ponto de vista educacional. Mas não vamos chegar a esse lugar se não cumprirmos metas intermediárias, que foram fixadas a cada dois anos.

Evitando dizer se os números do Ideb são bons ou ruins, Fernando Haddad preferiu afirmar que ainda há um longo caminho a percorrer.

— Se cumprirmos todas essas metas intermediárias a cada dois anos, vamos cumprir a meta final. Quando se faz a pergunta: “considera bom?”, é em relação a quê? Em relação às metas intermediárias, sim. Em relação à meta final, ainda temos um longo caminho a percorrer.

(O Globo, 28/06/08)

Data: 30/06/2008