topo_cabecalho
MCT anuncia ampliação de bolsas de Produtividade em Pesquisa

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Machado Rezende, anunciou nesta quarta-feira (25/6), na sede do CNPq, o aumento na quantidade de bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e recursos financeiros para as ações do Programa de Apoio aos Núcleos de Excelência (Pronex).

 

Juntamente com o presidente do CNPq, Marco Antonio Zago, o ministro Rezende reuniu-se com integrantes do Conselho Deliberativo, da Comissão de Assessoramento Técnico-Científico, da Comissão de Acompanhamento do Sistema de Currículos da Plataforma Lattes, do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), com diretores e servidores para anunciar a implementação de cerca de 17 mil bolsas de Produtividade do CNPq até 2010, com aumentos de 20% ao ano nos próximos três anos.

 

2 mil bolsas novas

 

No ano passado, foram concedidas 10 mil bolsas de Produtividade e em 2008 chegará a 12 mil, incluindo 500 bolsas novas para serem implementadas a partir de julho, para pesquisadores que tiveram mérito reconhecido no último julgamento, mas não puderam ser atendidos. Além disso, o CNPq concederá 1.500 novas bolsas para o julgamento deste semestre, que serão implementadas a partir de março de 2009. Mais 2.400 bolsas estão previstas para 2009 até alcançar 17 mil em 2010.

 

Como houve expansão significativa do número de bolsas para o próximo julgamento, o edital será reaberto para dar oportunidade à inscrição de novos candidatos.

 

Já para o Pronex, o ministro anunciou a intensificação das parcerias com as fundações de Apoio à Pesquisa, prevendo uma ampliação de recursos que poderá chegar aos R$ 170 milhões, com cerca de R$ 120 milhões do CNPq e FNDCT, além das respectivas contrapartidas dos estaduais.

 

Mais investimento

 

Outras medidas do Plano de Aperfeiçoamento do Sistema de Fomento do MCT serão anunciadas em breve, após a conclusão de negociações mais específicas com outros parceiros como FAPs e outros órgãos federais. “Estamos criando condições para um salto de qualidade em ciência, tecnologia e inovação, após a fase de transição iniciada com os fundos setoriais. Planejamos um sistema reorganizado em bases diferentes”, afirmou o ministro Sergio Rezende.

 

O recente acordo para reajustes salariais no Plano de Carreira e Gestão para os técnicos, analistas e pesquisadores da área também foi lembrado como forma de melhorar as condições de trabalho, aperfeiçoar a gestão na área e realização de concursos para recomposição dos quadros nos institutos.

 

(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)


Data: 26/06/2008