Câmara dá Voto de Aplauso à UFCG pelo projeto de dessalinização

O Presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, vereador Romero Rodrigues, enviou ofício ao Reitor da UFCG, professor Thompson Fernandes Mariz comunicando que a Câmara aprovou, por unanimidade, em recente sessão ordinária, Voto de Aplauso à Universidade pelo projeto e pela viabilidade de produção de dessalinizadores, que beneficiam mil e quinhentas comunidades no Nordeste. O texto do presidente destaca todos os envolvidos em "importante projeto e a essa Universidade", e assegura que "são fatos dessa natureza que nos fazem acreditar ainda mais no potencial de nosso povo, e que tanto contribuem para o desenvolvimento de nossa região". O projeto de dessalinização é desenvolvido pelo Laboratório de Referência em Dessalinização - LABDES, do Departamento de Engenharia Química do Centro de Ciências e Tecnologia - CCT / UFCG, através da Secretaria de Recursos Hídricos - SRH, do Ministério do Meio Ambiente - MMA.

Sob responsabilidade do professor e pesquisador Kepler Borges França, o LABDES tem coordenado tecnicamente o Programa Nacional de Dessalinização da SRH/MMA, o qual foi responsável pelos projetos e implantações de sistemas de dessalinização via osmose inversa para atender a pequenas e médias comunidades de vários Estados do Nordeste.

Com a experiência absorvida ao longo destes dez anos, observou-se que a dessalinização de águas salobras e salinas, oriundas de poços é uma tecnologia viável para as regiões do Semi-árido brasileiro. Nesse sentido pode-se ampliar a oferta de água de boa qualidade para comunidades difusas durante as grandes estiagens.

O LABDES desenvolve projetos em três linhas de pesquisa, água, energia, argila e materiais cerâmicos.

Projetos em andamento no Laboratório

Dessalinização de águas salobras e salinas; Aumento da vida útil de sistemas de dessalinização no campo: Análise, manutenção e monitoramento remota; Aplicação do concentrado obtido da dessalinização de águas salobras e salinas na piscicultura; Desempenho de um sistema de dessalinização via osmose inversa, em escala piloto, fazendo uso de painéis fotovoltaicos; Classificação de águas no semi-árido do Nordeste para fins de processos de dessalinização; Análises e manutenção de sistemas de dessalinização no campo; Desenvolvimento de um sistema de dessalinização via osmose inversa usando energia não convencional (eólica e solar); Automação de um sistema híbrido, eólica e solar, para fins de purificação e dessalinização de águas salobras; Uso de hidrogênio eletrolítico em fornos de baixa e alta temperatura; Desenvolvimento de sensores de baixo custo para monitoramento de sistemas de dessalinização e adutoras; Otimização da reologia e da durabilidade de fluido de perfuração de poços de petróleo; Desenvolvimento de membranas cerâmicas para tratamento de águas contaminadas por óleo e resíduos sólidos; Preparação e tratamento térmico de membranas cerâmicas de alumínio anódica; Sistemas Inovadores para Dessalinização de Águas Salobras por Osmose Inversa e o Programa Água Doce da Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente.

O LABDES vem coordenando tecnicamente o Programa Água Doce da Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, que visa ofertar água de boa qualidade para comunidades difusas da região do Semi-árido do Nordeste.Projeto em fase de julgamento:Proposta para fornecimento de eletricidade e água potável à Vila de Sucuriju ?AmapáProjeto conveniado com as Universidades Federais de Pernambuco e Pará.

O Laboratório tem uma área coberta de 450 m2 e sua equipe é formada por professores, alunos de doutorado, mestrado, de iniciação científica e alunos voluntários, estagiários da Universidade Estadual da Paraíba e técnicos mecânicos.

As atividades desenvolvidas no Laboratório envolvem as Unidades Acadêmicas de Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Engenharia Elétrica, Ciências da Computação, Desenho Industrial e Sociologia.

Parcerias

O Laboratório mantém parcerias com a Secretaria Nacional de Recursos Hídricos do Ministério de Meio Ambiente, a Secretaria Extraordinária do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Minerais - SEMARH, a Associação Técnico-Científica Ernesto Luiz de Oliveira Júnior (ATECEL), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Agência Nacional de Águas (ANA), a Petrobras, a Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE), a Universidade de Nantes, da França.

Mais informações com o coordenador do LABDES, professor Kepler França, pelo fone (83) 3310.1116, ou pelos e-mail kepler@labes.ufcg.edu.br ou labdes@labdes.ufcg.edu.br.

Data: 20/12/2005