topo_cabecalho
“Momento é de união em torno do restabelecimento dos serviços”, defende reitor da UFCG

Afirmação foi feita nesta sexta, em sessão especial na Câmara Municipal, que debateu a desabilitação do setor de Oncologia do HUAC

 

O reitor da UFCG, Thompson Mariz, participou nesta sexta-feira, 20, na Câmara Municipal de Campina Grande, da sessão especial que debateu a desabilitação do setor de Oncologia do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) pelo Ministério da Saúde. No plenário, Thompson disse não acreditar que questões políticas estejam envolvidas, e que uma das razões apontadas, de ordem quantitativa de atendimentos, era absurda, pois “se tivesse apenas um paciente sendo tratado, por si só, já justificaria a importância do serviço”. Atualmente são atendidos no setor Oncologia 160 adultos e 14 crianças, recebendo quimioterapia em tratamento a diversos tipos de cânceres.

 

O HUAC é o único hospital paraibano com estrutura para atendimento infantil - com UTI, enfermaria adaptada e equipe especializada em oncologia pediátrica – absorvendo crianças com câncer que antes eram transferidas para o Rio Grande do Norte ou Pernambuco.

 

O reitor disse estranhar a ausência de uma comunicação mais clara, do fato e das questões que os motivaram, por parte do Ministério da Saúde. “Até o próprio MEC não tinha conhecimento de que uma das suas unidades hospitalares tinha sido desabilitada”, registrou. Thompson fez gestão de dizer que a administração do HUAC não foi relapsa nas suas obrigações e de que a série histórica, antes apontada como causa primeira para a desabilitação, era prática e atualizada a tempo.

 

“Precisamos desmistificar a questão e combater sua politização”, defendeu o reitor, afirmando que o momento atual é de união e de comprometimento de todos em busca do restabelecimento dos serviços (habilitação).

 

O propositor da sessão especial, vereador Fernando Carvalho, solicitou à Direção da Câmara Municipal a elaboração de um documento – subscrito por todos os edis – para ser encaminhado ao Ministério da Saúde, pedindo o imediato restabelecimento do credenciamento do HUAC.

 

Além do reitor Thompson Mariz, participaram da sessão, a diretora do HUAC, a médica Alana Abrantes; representante da Secretaria de Saúde do Estado, Alana Soares; presidente da Associação Paraibana de Combate ao Câncer, João Marques; representante da Diocese, padre Antonio Nelson; médico Evaldo Nóbrega; representante do Conselho Regional de Medicina, Carlos Alberto de Sousa; secretário municipal de Saúde, João Menezes; representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer, funcionários e profissionais da saúde do HUAC.

 

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)


Data: 20/06/2008