UFCG promove Encontro Brasileiro de Adsorção

Evento reúne até sexta, no Garden Hotel, pesquisadores de vários países

Pesquisadores de todo o Brasil e de vários países estão em Campina Grande participando do 7° Encontro Brasileiro de Adsorção. O evento, promovido pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), está sendo realizado no Garden Hotel e tem o objetivo de promover a troca de experiências entre os estudiosos da matéria, consolidando a formação da comunidade científica que investiga o fenômeno de adsorção e suas aplicações.

Adsorção é o termo utilizado para descrever o fenômeno no qual moléculas que estão presentes em um fluido, líquido ou gasoso, concentram-se espontaneamente sobre uma superfície sólida. De grande importância tecnológica e industrial, a adsorção é largamente usada em processos de secagem, na separação e purificação de gases e líquidos, bem como no controle da poluição.

Diversas apresentações de painéis e trabalhos acadêmicos acontecerão ao longo dos três dias de realização do evento, que reúne, além de cientistas de várias instituições nacionais, pesquisadores da França, Alemanha, Argentina, Colômbia e dos Estados Unidos.

A programação teve início na manhã desta quarta, 25, com uma palestra de abertura, proferida pelo professor Douglas Ruthven, da Universidade do Maine, dos EUA. Em seguida, foi realizada uma conferência, coordenada pelo professor Jean Rouquerol, da Universidade de Provence, da França.

A Comissão Organizadora do evento é presidida pela professora Odelsia Leonor Sanchez de Alsina, da Unidade Acadêmica de Engenharia Química da UFCG.

Veja aqui a programação

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 25/06/2008